Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Lucro do Citigroup cai 46% no 1.º trimestre para 2.312 milhões de euros

O Citigroup anunciou hoje que o seu lucro caiu 46% no primeiro trimestre deste ano, para 2.312 milhões de euros, face a idêntico período do ano passado, revelou hoje o grupo financeiro norte-americano.

Lucro do Citigroup cai 46% no 1.º trimestre para 2.312 milhões de euros
Notícias ao Minuto

17:17 - 15/04/20 por Lusa

Economia Banca

A queda no resultado líquido é justificada em comunicado com impacto da pandemia da covid-19, que obrigou o banco a acumular reservas de 4.494 milhões de euros para fazer face a perdas potenciais nos empréstimos atribuídos.

No final de março, as receitas aumentaram 12%, em termos homólogos, situando-se em 20.731 milhões de dólares (18.989 milhões de euros), salienta no comunicado.

O presidente executivo do Citigroup, Michael Corbat, considerou que o resultado líquido no primeiro trimestre foi pressionado pelo "impacto significativo"da pandemia do novo coronavírus, mas "a boa gestão" e "a melhoria nas receitas" permitiram mitigar a situação.

Não obstante, assinalou "a deterioração das perspetivas económicas".

O Citigroup teve que "reforçar muito" as suas reservas, face ao ano anterior.

Michael Corbat referiu ainda que os resultados dos últimos anos colocam o banco "numa posição forte em termos de liquidez, capital e balanço contabilístico" e que este tem fundos para emprestar aos clientes.

A nível global, a pandemia de covid-19 já provocou quase 127 mil mortos e infetou mais de dois milhões de pessoas em 193 países e territórios. Mais de 428 mil doentes foram considerados curados.

Os Estados Unidos são o país com mais mortos (26.059) e mais casos de infeção confirmados (609.516).

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Para combater a pandemia, os governos mandaram para casa quatro mil milhões de pessoas (mais de metade da população do planeta), encerraram o comércio não essencial e reduziram drasticamente o tráfego aéreo, paralisando setores inteiros da economia mundial.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório