Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Petróleo. OPEP e aliados reúnem-se na segunda-feira para tentar acordo

A OPEP e os 10 aliados vão reunir-se na segunda-feira para tentar alcançar uma resposta ao colapso das cotações do petróleo associadas à pandemia da covid-19, afirmou hoje fonte próxima da organização citada pela AFP.

Petróleo. OPEP e aliados reúnem-se na segunda-feira para tentar acordo
Notícias ao Minuto

11:33 - 03/04/20 por Lusa

Economia Covid-19:

A Arábia Saudita, principal produtor do cartel, apelou na quinta-feira "a pedido dos Estados Unidos" para a realização de uma reunião "urgente da OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) e de outros países, incluindo a Rússia, para alcançar um "acordo equitativo para restabelecer o equilíbrio dos mercados petrolíferos, segundo a agência oficial saudita APA.

"O Azerbaijão foi convidado para uma reunião dos ministros da OPEP e de países não membros por vídeoconferência em 06 de abril para estabilizar o mercado petrolífero", indicou num comunicado o ministério da Energia daquele país do Cáucaso.

Segundo Baku, esta reunião vai realizar-se "a convite da Arábia Saudita depois de negociações com o presidente norte-americano, Donald Trump" e a reunião destina-se a debater a adoção de uma "nova declaração de cooperação".

Uma fonte russa citada pela agência pública Ria Novosti também evocou 06 de abril como data da reunião, referindo que esta visa debater uma redução da produção de 10 milhões de barris por dia.

Segundo uma outra fonte russa citada pela agência TASS, o regulador norte-americano foi convidado a participar na reunião.

Na quinta-feira, o presidente norte-americano evocou um possível acordo entre a Arábia Saudita e a Rússia, envolvidas numa guerra de preços do petróleo para compensar uma contração da procura provocada pela pandemia da covid-19.

A Rússia - segundo maior produtor do mundo mas que não é membro da OPEP - recusou no mês passado uma redução da produção mundial de petróleo para compensar a contração da procura provocada pela pandemia.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de um milhão de pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 51 mil.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório