O Banco de Portugal (BdP) anunciou, esta segunda-feira, que foi informado do memorando de entendimento que foi assinado entre o EuroBic e o Abanca. O banco espanhol vai ficar com 95% do EuroBic, resolvendo o impasse na estrutura acionista.
"O Banco de Portugal foi hoje informado que o Abanca e o EuroBic assinaram um memorando de entendimento tendo em vista a aquisição pelo Abanca da maioria do capital do EuroBic", pode ler-se num comunicado divulgado pelo supervisor.
O Abanca anunciou que chegou a acordo para a compra de 95% das ações do EuroBic, tendo informado o supervisor da banca deste facto.
Quer isto dizer que está assim aberta à saída de Isabel dos Santos do capital do EuroBic, uma decisão anunciada pela própria no seguimento dos Luanda Leaks.
"Em conformidade com o previsto na lei e regulamentos europeus aplicáveis, esta aquisição está sujeita à autorização do Banco Central Europeu, em articulação com o Banco de Portugal, uma vez recebida e analisada a informação exigível", sublinha ainda o supervisor.