Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 28º

Finlândia vai ter semana de quatro dias de trabalho? Para já, não

As notícias começaram a circular no início da semana, mas a verdade é que a medida não está prevista no programa do governo daquele país e as declarações de Sanna Marin foram proferidas quando ainda não era primeira-ministra.

Finlândia vai ter semana de quatro dias de trabalho? Para já, não
Notícias ao Minuto

09:40 - 07/01/20 por Notícias ao Minuto

Economia Finlândia

A medida agrada aos trabalhadores: seis horas de trabalho, quatro dias por semana. Porém, esta estratégia, que começou a circular no início da semana na imprensa internacional, estará longe de ser implementada na Finlância, uma vez que não consta no programa do atual governo. 

Em causa, saliente-se, estão as declarações da primeira-ministra da FinlândiaSanna Marin, que o Daily Mail recuperou na segunda-feira: "Acredito que as pessoas merecem passar mais tempo com as suas famílias, com os que amam, com os seus hobbies e outros aspetos da vida, como a cultura", assinalou.

Um porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da FinlândiaVille Cantell, lembrou, no Twitter, que as declarações da primeira-ministra finlandesa aconteceram há cinco meses, numa conferência do partido. Esta proposta não foi apresentada enquanto líder do país, ou seja, não consta no programa do Governo

Além disso, esclarece o responsável, tratava-se de uma medida que permitia que as pessoas escolhessem entre trabalhar seis horas por dia ou quatro dias por semana, não as duas coisas em simultâneo

O que acontece é que as declarações de Sanna Marin foram proferidas antes de tomar posse como primeira-ministra, motivo pelo qual esta medida não consta no programa do Governo, "nem sequer está no horizonte", de acordo com fontes do governo, citadas pelo site finlandês News Now Finland.

Apesar de tudo, sublinhe-se que a redução da carga horária dos trabalhadores é uma das bandeiras do partido ao qual Sanna Marin pertence. 

Em dezembro, Sanna Marin, de 34 anos, anterior ministra dos Transportes, foi escolhida para ser a primeira-ministra do país. É a pessoa mais nova de sempre - e terceira mulher - a ocupar o cargo.

Suécia já testou seis horas de trabalho por dia

A Suécia já tinha testado uma medida semelhante, desenvolvendo um projeto-piloto em que os seus trabalhadores tinham de cumprir apenas seis horas de trabalho por dia. Não teve seguimento, por ser demasiado caro. 

Na altura, em janeiro de 2017, o Independent noticiou que o projeto esteve em curso durante dois anos, mas os benefícios não compensaram os custos, motivo pelo qual acabou por cair. 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório