Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Ajustamento terá de ir "além das condições do programa"

A ministra das Finanças defendeu hoje que a estratégia do Governo está a dar resultados mas alerta que para Portugal recuperar a autonomia perdida vai precisar de um processo de ajustamento que "vai além das condições do programa".

Ajustamento terá de ir "além das condições do programa"
Notícias ao Minuto

14:31 - 26/11/13 por Lusa

Economia Ministra das Finanças

Maria Luís Albuquerque subiu hoje ao palanque no Parlamento para encerrar o debate do Orçamento do Estado para 2014 e assim que disse as primeiras palavras foi de imediato interrompida por manifestantes nas galerias, que gritavam em coro "demissão".

Prosseguindo no discurso de encerramento, a chefe da pasta das Finanças manteve o discurso que tem feito nos últimos meses, defendendo os resultados da política que o Governo está a prosseguir e a necessidade de um período de ajustamento da economia e das contas públicas que vai além do exigido no programa.

"A perda de autonomia financeira resultou das políticas desadequadas, tomadas de forma soberana, que se traduziram em sucessivos défices orçamentais e externos, foi a causa do pedido de assistência em abril de 2011 e não a sua consequência. A recuperação da autonomia financeira perdida exige um processo de ajustamento que vai além das condições do programa. Exige o equilíbrio efetivo das finanças públicas, a sustentabilidade do sistema financeiro e a transformação estrutural da economia", afirmou a governante.

Maria Luís Albuquerque voltou a tentar passar a mensagem de que nesta fase final do programa de ajustamento (termina no primeiro semestre de 2014), o esforço tem de prosseguir de forma a não invalidar os esforços e progressos já alcançados.

"A seis meses do final do programa de ajustamento começamos a afastar a excecionalidade e a perspetivar um futuro mais promissor, não é altura de desistir", disse, acrescentando que o esforço até esta altura é "de grande dimensão, mas que já produziu resultados".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório