Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 28º

Discussão sobre IVA ajuda consumidores a conhecer componentes da fatura

A diretora-geral da Associação Portuguesa de Empresas de Gás Natural (AGN) considerou que o debate sobre a redução do IVA na energia ajuda a que os consumidores saibam as componentes que contribuem para o preço final.

Discussão sobre IVA ajuda consumidores a conhecer componentes da fatura
Notícias ao Minuto

08:12 - 26/11/19 por Lusa

Economia Energia

"A descida do IVA [Imposto sobre o Valor Acrescentado], a parte fiscal, é uma opção política. Não temos que nos pronunciar, mas poderá ter implicações no consumo", afirmou à agência Lusa a diretora-geral da AGN, Suzana Toscano, no dia do encontro anual da AGN com o tema "Gás natural: Energia de hoje e do futuro", que decorre em Lisboa.

Em declarações à agência Lusa, considerando ser ainda prematura a discussão sobre a descida deste imposto, a responsável da AGN considerou que "é muito importante que os consumidores saibam quais são as várias componentes que contribuem para o preço final da energia" e "de alguma forma este debate também pode contribuir para esse esclarecimento".

"Tudo aquilo que influencia os consumos e sobretudo a satisfação dos consumidores evidentemente diz respeito ao setor e sobretudo é muito importante que os consumidores saibam quais são as várias componentes que contribuem para o preço final da energia", acrescentou a responsável quando questionada sobre notícias que dão conta de uma eventual redução do IVA sobre a eletricidade e o gás natural.

O Expresso e o Observador noticiaram que, embora o Governo só agora tenha começado a negociar a proposta de Orçamento do Estado para 2020, arrisca-se já a ver uma coligação (PSD, PCP e BE) aprovar a redução do IVA sobre a energia para a taxa mínima, de 6%, em vez dos atuais 23%, uma medida que pode ter um custo de várias centenas de milhões de euros para o orçamento.

"O setor tem todo o interesse em que os consumidores estejam satisfeitos, que a energia esteja ao alcance de todos. O combate à pobreza energética é um tema muito importante", acrescentou.

Sobre o custo do gás natural em Portugal, Suzana Toscano referiu que "o preço também é penalizado pelos níveis de consumo [baixos], que contribuem bastante que para o peso das infraestruturas não seja negligenciável no preço final".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório