Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 26º

Halloween, uma festividade (de consumo) que tem vindo a ser crescente

Celebra-se esta quinta-feira o Halloween, uma festividade que tem vindo a ganhar terreno ao longo dos anos.

Halloween, uma festividade (de consumo) que tem vindo a ser crescente
Notícias ao Minuto

08:32 - 31/10/19 por Beatriz Vasconcelos

Economia Halloween

Em Portugal o Halloween começou por ser uma festividade que era estudada nas aulas de inglês, mas hoje em dia o fenómeno é bem diferente. Tornou-se numa celebração 'importada' originalmente dos EUA e adaptada à realidade portuguesa. A presença tem sido cada vez mais evidente e, por consequência, as compras associadas a esta época também.  

O aumento do consumo e a oferta associados a esta época são bem visíveis nas superfícies comerciais, com destaque, sobretudo, para doces, roupas ou outros acessórios. Há cada vez mais opções. 

"O Halloween, à semelhança de outras efemérides, resulta da influência da cultura americana na sociedade portuguesa. Esta influência é recente, mas tem vindo a assumir uma preponderância crescente. As dinâmicas de celebração tem vindo a ser adotadas de forma mais massiva pela população portuguesa, o que contribuí para o aumento do consumo associado a esta data", refere a professora do IPAM Mafalda Ferreira, em declarações ao Notícias ao Minuto

Se do lado dos consumidores há mais opções de escolha, do lado dos comerciantes há a necessidade de se adaptarem à celebração desta época. Até porque esta é também uma forma de aumentarem os seus volumes de negócios. Por isso, não é de estranhar que tantos estabelecimentos estejam repletos de artigos de Halloween. 

"A aposta na apresentação de produtos associados às efemérides tem vindo a ser uma prática corrente. Naturalmente que as empresas podem ver nesta procura uma oportunidade de venda de produtos e serviços que sejam relevantes para os consumidores. Mais do que sentirem-se obrigados, os comerciantes devem analisar a procura e definir estratégias que permitam ir de encontro das necessidades e desejos dos consumidores", aponta Mafalda Ferreira.

A professora do IPAM explica que as origens do Halloween em Portugal surgiram na disciplina de inglês, "como forma de aproximação dos alunos a cultura distintas". Hoje, o cenário é diferente: a "abordagem é generalizada, sendo esta efeméride, uma das que é celebrada em contexto escolar", salienta. 

No entanto, não é só em Portugal que isto se verifica. "A aproximação à cultura americana, a globalização e a oferta de produtos e serviços associados a esta celebração, transformam-na num evento de carácter mais global", destaca Mafalda Ferreira. 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório