Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

DBRS revê em alta rating de Portugal para terceiro nível acima de 'lixo'

A agência de rating reviu, esta sexta-feira, em alta o rating da República Portuguesa, destacando que “antevê a continuação do crescimento equilibrado da economia portuguesa no futuro”. Portugal está agora no terceiro nível acima de 'lixo'.

DBRS revê em alta rating de Portugal para terceiro nível acima de 'lixo'
Notícias ao Minuto

21:07 - 04/10/19 por Notícias Ao Minuto

Economia Rating

"A DBRS melhorou o 'rating' da dívida soberana de longo prazo da República de Portugal para 'BBB+'", informou hoje - último dia da campanha eleitoral - a agência de notação financeira canadiana, adiantando que a perspetiva da nova avaliação é estável.

DBRS explica que a subida "reflete a melhoria persistente em vários indicadores chave do 'rating' de Portugal".

Em primeiro lugar, a agência de notação financeira aponta que a situação orçamental "está amplamente em equilíbrio e o rácio da dívida pública em relação ao PIB [Produto Interno Bruto] está a descer a um ritmo saudável".

"A recuperação orçamental é essencial para a melhoria do 'rating' de Portugal", frisa a DBRS, destacando também que "a elevada dívida pública é a principal vulnerabilidade" do país, "mas os rácios da dívida estão a descer a um ritmo rápido".

Em segundo lugar, a DBRS refere que os indicadores dos bancos portugueses relativos ao crédito também foram reforçados, "como evidenciado pela firme melhoria na qualidade dos ativos" das instituições.

Além disso, adianta a agência de notação canadiana, "mudanças positivas na estrutura da economia portuguesa - incluindo exportações mais diversificadas e de maior qualidade e o aumento do investimento do setor privado - devem apoiar um crescimento [económico] mais equilibrado".

No último dia da campanha para as eleições legislativas de domingo, dia 06, a agência de notação canadiana deixa também um alerta para os vencedores do escrutínio.

"Independentemente do resultado eleitoral de 6 de outubro, a DBRS espera que Portugal se mantenha comprometido com uma gestão orçamental prudente", frisa a agência de 'rating', adiantando esperar também "que a dinâmica política resulte largamente na continuidade das políticas [adotadas], já que o apoio popular permanece centrado nos principais partidos políticos pró-europeus".

Na nota hoje divulgada com a avaliação de Portugal, a DBRS indica também que pode voltar a melhorar o 'rating' "se excedentes primários sustentados e um crescimento económico estável reduzirem mais o rácio da dívida pública, em linha com as atuais expectativas da DBRS".

Além disso, acrescenta a agência de 'rating', "a continuação do progresso já feito no reforço do setor financeiro também poderia ser positivo".

Em sentido contrário, a DBRS alerta que o 'rating' de Portugal pode descer se houver uma deterioração significativa na atual trajetória orçamental e da dívida pública, "devido a um enfraquecimento significativo das perspetivas de crescimento ou do compromisso político relativamente a políticas macroeconómicas sustentáveis".

A agência de 'rating' indica ainda que a avaliação de Portugal é suportada pelo facto de o país pertencer à zona euro e ao quadro de governação económica da União Europeia, que "ajudam a promover políticas macroeconómicas credíveis e sustentáveis".

Contudo, a DBRS refere que o legado da crise da zona euro continua a refletir-se em "vulnerabilidades, incluindo a elevada dívida pública, níveis altos, embora em declínio, de crédito malparado no sistema financeiro e um crescimento económico potencial relativamente baixo".

Na anterior revisão, em 05 de abril, a DBRS melhorou a perspetiva do 'rating' de Portugal, de estável para positiva, o que significava que podia subir o 'rating', que tinha mantido em 'BBB', numa próxima avaliação, o que hoje se verificou.

O 'rating' é uma classificação atribuída pelas agências de notação financeira que avalia o risco de crédito (capacidade de pagar a dívida) de um emissor, que pode ser um país ou uma empresa.

Cada agência de 'rating' tem a sua própria escala de avaliação, mas em todas a melhor classificação é o triplo A (AAA) e as letras C ou D indicam avaliações em que o investimento é considerado de risco ou especulativo (vulgarmente designado 'lixo').

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório