Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Centeno apela à união. "Países do euro devem confiar uns nos outros"

O presidente do Eurogrupo destaca a importância de os países que utilizam a moeda única confiarem entre si, para fortalecer a zona euro.

Centeno apela à união. "Países do euro devem confiar uns nos outros"
Notícias ao Minuto

09:12 - 21/06/19 por Beatriz Vasconcelos

Economia Centeno

O presidente do Eurogrupo, Mário Centeno, considera que o euro precisa de confiança, precisa que os países que usam a moeda única confiem uns nos outros, mas também precisa de reformas. Num texto assinado por ele próprio e publicado esta sexta-feira no Politico, Centeno diz que têm sido dados passos importantes, mas ainda há muito a fazer. 

"Para manter a confiança [das pessoas na moeda], os países do euro devem aprender a confiar uns nos outros - e unirem-se para cumprir as promessas de reformar e tornar o euro mais resistente para os desafios do futuro", pode ler-se. 

Esta sexta-feira, Centeno participa na Cimeira do Euro, em Bruxelas, onde estará também presente o ainda o presidente do Banco Central Europeu, Mário Draghi. À entrada da reunião, Centeno disse que espera conseguir fechar detalhes sobre orçamento da zona euro.

Na semana passada, sublinhe-se, os ministros das Finanças europeus chegaram a acordo, no Luxemburgo, sobre as principais linhas de um orçamento para a zona euro. Centeno classifica esta conquista como tendo sido "dura", mas adianta que é uma chave no caminho de fortalecimento da moeda. "Já fizemos um progresso significativo nessa direção", escreveu. 

"A economia da Europa está a viver uma era de ouro. Se não tomarmos medidas para impulsionar as reformas atrasadas, não é provável que dure", adiantou Centeno, que é também ministro das Finanças português. 

Por isso, defende que é necessária "uma maior partilha de riscos, tanto no setor privado - desbloqueando a união do mercado de capitais - como no lado público, superando os receios de risco moral".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório