Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Produtos Google geram receitas de 2,5 mil milhões nas empresas nacionais

A utilização dos produtos e publicidade da Google gera anualmente cerca de 2,5 mil milhões euros de receitas no tecido empresarial português, potenciando as vendas digitais ou as vendas viabilizadas digitalmente, revela um estudo hoje divulgado.

Produtos Google geram receitas de 2,5 mil milhões nas empresas nacionais
Notícias ao Minuto

15:21 - 22/02/19 por Lusa

Economia Estudo

A conclusão consta de estudos realizados pela consultora The Boston Consulting Group (BCG), com o apoio da Google, que analisaram não apenas o impacto económico nas receitas das empresas, mas também o seu equivalente no número de empregos, quantificando também o quanto valorizam os portugueses os produtos da Google que usam gratuitamente (excedente do consumidor).

Assim, assumindo uma produtividade média de 21,6 euros por hora, os estudos estimam que as receitas geradas pelos produtos e servic¸os da Google em Portugal sejam equivalentes a cerca de 70.000 empregos.

"Este valor advém não só da produtividade gerada nas empresas via publicidade (para anunciantes e anfitriões de conteúdo), mas também da ocupac¸a~o de cerca de 10.000 programadores portugueses, cerca de 15% do total, que se dedicam maioritariamente ao desenvolvimento de aplicac¸o~es no sistema operativo da Google, o Android", referem.

Os estudos analisam ainda que a Google consegue este impacto pelo seu papel como motor de crescimento económico, ligando empresas e consumidores e estabelecendo ainda a ponte entre o mundo 'online' e 'offline'.

Esse encontro, refere a consultora, valoriza a experiência de compra, por permitir uma melhor adequação dos produtos e serviços às necessidades e desejos dos consumidores.

O estudo procurou também conhecer o quanto valorizam os portugueses os produtos da Google e quanto estariam dispostos a pagar para não abdicar de serviços que são atualmente gratuitos e verificou que este valor anual ascende em média a 1.400 euros por utilizador de internet adulto, com diferentes valorizações consoante o produto em questão.

Um terço dos utilizadores afirmou mesmo que não abdicaria da função de pesquisa, independentemente do valor da contrapartida oferecida.

No que se refere ao estudo sobre impacto do digital na economia portuguesa, a consultora concluiu que em 2017 este impacto foi de nove mil milhões de euros, representando 4,6% do PIB do país, valor 20% superior ao registado quatro anos antes.

O estudo expressa um forte crescimento do digital nos últimos anos, posicionando-o à frente de setores como o da construção ou o de energia, água e saneamento no que respeita ao contributo para a economia de Portugal, tendo estes contribuído para 3,5% e 3,3% do PIB, respetivamente, em 2017.

Aponta também para a oportunidade de Portugal se estabelecer como um importante 'hub' digital para a Europa.

"Se tal acontecesse, Portugal poderia gerar, anualmente, um crescimento adicional de cerca de 1,5% do PIB, atingindo em 2025 um incremento económico em torno dos 20 mil milhões de euros", estima.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório