Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Vai haver menos pensões de sobrevivência com corte de 10%

O secretário de Estado da Administração Pública, Hélder Rosalino, afirmou hoje que o número de pensões de sobrevivência que terão uma redução de 10% no âmbito da convergência do regime de pensões será muito reduzido.

Vai haver menos pensões de sobrevivência com corte de 10%
Notícias ao Minuto

18:42 - 17/10/13 por Lusa

Economia Hélder Rosalino

"Ao recalcularmos a pensão de reforma, automaticamente, as pensões de sobrevivência que lhes estão associadas [aos pensionistas] são recalculadas. A pensão de sobrevivência decorre de uma percentagem da pensão de reforma", disse Rosalino aos jornalistas à margem do debate no Parlamento sobre a convergência de pensões do regime geral de Segurança Social e da Caixa Geral de Aposentação (CGA).

Segundo exemplificou, "um pensionista que tem uma pensão de mil euros quando morre gera uma pensão de sobrevivência de 500 euros. À pensão original, que será recalculada, em decorrência resulta uma diferença também na pensão de sobrevivência. Nunca há de ser de 10%", disse o governante.

"O corte de 50% é sobre o total, logo, é um corte inferior. Será muito inferior a 10% porque a correção é feita sobre a reforma original", afirmou Hélder Rosalino.

A proposta de lei que foi hoje discutida no Parlamento regula a forma de convergência do sistema de pensões do setor público para o regime privado e, neste âmbito, prevê que as pensões de sobrevivência acima de 419,22 euros sofram um corte de cerca de 10%. Mas, paralelamente, o Governo, no âmbito do Orçamento para 2014 determinou que os beneficiários, do setor público ou do regime geral, que acumulem pensões de sobrevivência com outras reformas também sofram um corte quando a soma das duas ultrapasse os dois mil euros, não tendo ficado ainda esclarecido se estes cortes são cumulativos.

Neste caso, no âmbito do Orçamento do Estado para o próximo ano, Hélder Rosalino admitiu que "a mesma pensão pode ser afetada duas vezes".

"Alguém que tenha uma pensão própria de 2.500 euros e uma de sobrevivência de 300 euros, tem 2.800 euros, logo, cai na norma. Neste caso, o que vai ser corrigido é a pensão de 300 euros, ou seja, a pensão de 300 euros leva uma correção de acordo com a tabela que está na lei do Orçamento", referiu o secretário de Estado.

Relativamente à existência de um limite, Hélder Rosalino declarou que "não há limite nenhum, o único limite que há é o dos 419 euros porque os 2.000 euros não são o limite para a pensão de sobrevivência", mas para a cumulação das duas pensões - pensão de reforma e pensão de sobrevivência.

"Pode a mesma pensão ser afetada duas vezes? Pode, mas não é por causa do limite dos 419 euros, mas 2.000 euros", exclamou.

Para evitar este efeito de dupla penalização, Hélder Rosalino referiu o que havia dito aos deputados no hemiciclo: "Quando discutirmos a proposta do Orçamento, estamos disponíveis para estabelecer essa norma que salvaguarde um segundo corte sobre a pensão de sobrevivência".

"É na regra da pensão de sobrevivência do Orçamento do Estado para 2014 que tem de se criar um mecanismo, mas será sempre residual, marginal", concluiu.

A pensão de sobrevivência atualmente atribuída é, no regime geral de Segurança Social e Regime Convergente de Proteção Social (RCPS), relativo aos funcionários públicos desde 2006, 60% da pensão que lhe dá origem.

Na Caixa Geral de Aposentações (CGA) esse valor é atualmente de 50%.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório