Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Bruxelas quer eliminar 'fronteiras virtuais' para compras na UE

A Comissão Europeia está a lançar um conjunto de medidas que visam reduzir as diferenças nas compras online entre os vários Estados-membros.

Bruxelas quer eliminar 'fronteiras virtuais' para compras na UE
Notícias ao Minuto

07:47 - 08/01/19 por Notícias ao Minuto

Economia Legislação

A Comissão Europeia tem um plano para eliminar as paredes virtuais que os utilizadores encontram quando fazem compras online noutros Estados-membros, avança o jornal El País. Isto porque um estudo de Bruxelas conclui que 63% das plataformas digitais dificultam as compras por parte de clientes de outros países e há substanciais diferenças de preços para o mesmo produto. 

O primeiro passo para acabar com estas fronteiras, saliente-se, foi dado em dezembro, altura em que Bruxelas aprovou uma legislação que acaba com o bloqueio geográfico nos dispositivos móveis, uma vez que algumas empresas colocavam obstáculos ao acesso a ofertas exclusivas ou produtos mediante a localização do cliente. 

No futuro, a Comissão Europeia quer reforçar a proteção junto dos clientes por causa das "taxas excessivas que são cobradas por causa da conversão da moeda, mas esta é uma decisão que ultrapassa o comércio online. 

Para já, os cidadãos europeus podem efetuar compras em qualquer Estado da UE sem estarem sujeitos a valores fora do normal ou a bloqueios. Esta medida abrange tanto os hotéis, por exemplo, como bilhetes para concertos, eventos de desporto, entre outros. 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório