Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Balcão Único do Emprego vai "facilitar" vida a utentes e funcionários

O ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social afirmou hoje que o Balcão Único do Emprego, que permitir requerer o subsídio de desemprego, vai "facilitar" a vida das pessoas e dos funcionários dos serviços públicos de emprego.

Balcão Único do Emprego vai "facilitar" vida a utentes e funcionários
Notícias ao Minuto

20:00 - 17/12/18 por Lusa

Economia Vieira da Silva

A apresentação do Balcão Único do Emprego, medida do Simplex +, que decorreu hoje em Lisboa, contou com as presenças do ministro do Trabalho, Vieira da Silva, como também da ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques.

"Facilmente podemos nos focar em coisas mais simples, como poder entregar um requerimento para ter um subsídio de desemprego", exemplificou o governante, adiantando esperar que esta "funcionalidade seja utilizada poucas vezes", numa alusão ao facto de esta reduzida utilização significar que o emprego continua a aumentar.

Esta é "uma funcionalidade obviamente muito importante porque através desta ligação entre o Instituto do Emprego e a Segurança Social, a pessoa tem a possibilidade de prescindir de uma mobilidade forçada", acrescentou, referindo-se ao facto de as pessoas que querem requerer subsídio de desemprego não terem de se deslocar fisicamente aos serviços públicos, bastando para tal submeter o pedido 'online'.

O Balcão Único do Emprego tem como objetivo proporcionar um serviço que permita tratar de forma integrada todas as questões relacionadas com o emprego e com a formação profissional, contribuindo para melhorar a eficiência e a qualidade do serviço prestado pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), de acordo com o Governo.

Este projeto surge no âmbito do programa Simplex + e é o primeiro desenvolvido em colaboração com o Labx, o Laboratório de Experimentação da Administração Pública.

José António Vieira da Silva destacou que esta medida traz "todas aquelas vantagens de poder, através destas plataformas, enviar certidões", permitindo que estas circulem numa rede, o que "facilita a vida das pessoas e facilita muito" os serviços públicos do emprego, podendo "assim dirigir mais recursos para tarefas, talvez, mais nobres, mais eficazes".

Por exemplo, "acompanhar diretamente aquelas empresas que são grandes empregadores", "acompanhar diretamente os desempregados de longa duração, há este conjunto de vantagens que este processo traz", acrescentou o governante.

O novo portal do Serviço Público de Emprego (IEFPonline) introduz novas funcionalidades que reúnem numa única porta de entrada ofertas de emprego, de estágio e de formação profissional.

Além disso, permite a pesquisa e inscrição em ofertas de formação profissional, a pesquisa e candidatura a ofertas de estágio, o sistema de notificações eletrónicas, bem como o requerimento do subsídio de desemprego e o agendamento prévio de atendimento presencial nos diversos pontos de atendimento do IEFP no país.

Também é criada o Gestor+, permitindo um reforço das relações entre o IEFP e as entidades empregadoras, bem como a introdução de um aumento da eficiência na cooperação e articulação com outros serviços da Administração Pública, beneficiando cidadãos e empresas na sua relação com Serviço Público de Emprego.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório