Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Só 37% dos comboios circularam até ao meio dia, longo curso sem viagens

A greve dos ferroviários está a causar fortes perturbações nos comboios, tendo a CP realizado 37% das composições previstas até ao meio dia, sendo que não circulou nenhum de longo curso, revelou fonte da operadora.

Só 37% dos comboios circularam até ao meio dia, longo curso sem viagens
Notícias ao Minuto

14:34 - 07/12/18 por Lusa

Economia Greve

Assim, até ao meio dia, fizeram-se 211 comboios dos 569 previstos, com os serviços mais afetados a serem o regional, que realizou apenas 10 comboios de 149, e o longo curso, em que não circularam composições durante toda a manhã. Estavam previstas 30.

No caso dos urbanos de Lisboa circularam 48% das composições, num total de 136 em 284.

Já nos urbanos do Porto estavam ao serviço 65 comboios de 106, ou seja, 61%, segundo a mesma fonte.

A greve dos ferroviários iniciou-se às 00.00, sem serviços mínimos nem transportes alternativos. A paralisação abrange trabalhadores da CP-Comboios de Portugal, Infraestruturas de Portugal (IP) e Empresa de Manutenção de Equipamento Ferroviário (EMEF) e visa reivindicar a aplicação dos acordos assinados com o Governo e administrações das empresas.

"Esta é uma luta de todos a partir de processos distintos que estão perante o mesmo bloqueio do Governo e o que se exige é que haja negociação séria e construtiva", lê-se num comunicado da Fectrans, a Federação de sindicatos do setor.

Em tribunal arbitral nomeado pelo Conselho Económico e Social (CES) foi decidido que não haveria serviços mínimos, além dos definidos por lei, ou seja, circulam até ao seu destino os comboios em marcha à hora do início da greve, os comboios socorro e os de transporte de mercadorias perigosas.

Na quarta-feira, o ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, manifestou, em Bragança, a disponibilidade do Governo para negociar com os ferroviários.

"Isso faz muito pouco sentido, uma vez que estamos a meio de processos negociais, quer na CP, quer na IP e, em particular na IP, onde os sindicatos também decidiriam decretar esta greve, temos aliás os processos negociais bastante avançados", afirmou o governante, à margem do anúncio do novo concurso público para a carreira área Bragança/Vila Real/Viseu/Tires/Portimão.

Também a Fertagus, que opera o comboio na ponte 25 de Abril, alertou que devido à greve na empresa gestora de infraestrutura ferroviária (IP) e, sem definição de serviços mínimos, "encontram-se previstas perturbações na circulação de comboios entre as 00:00 e as 24:00 do dia 7 de dezembro de 2018".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório