Meteorologia

  • 16 DEZEMBRO 2018
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 16º

Edição

Bancos precisam de 24.500 milhões para cumprir requisito de capitalização

Os bancos da União Europeia precisam de 24.500 milhões de euros para cumprir os requisitos de capitalização fixados em Basileia III, novo marco regulador do setor financeiro que entrará em vigor em pleno em 2027, foi hoje anunciado.

Bancos precisam de 24.500 milhões para cumprir requisito de capitalização
Notícias ao Minuto

14:06 - 04/10/18 por Lusa

Economia 2027

O número foi calculado pela Autoridade Bancária Europeia (ABE), que hoje publicou dois relatórios, um sobre os requisitos de capital no contexto daquela nova normativa e outro sobre o estado de liquidez das entidades a 31 de dezembro de 2017.

"Para cumprir com o novo marco, os bancos da UE vão precisar de 24.500 milhões de euros de capital total, dos quais 6.000 milhões de euros serão de capital CET1 (comum) adicional", sublinha a ABE.

Quanto ao "rácio de cobertura da liquidez", a ABE, que analisou os dados de 158 bancos, sublinha que este era, em finais de dezembro de 145%, "materialmente acima do limite mínimo de 100%".

O aumento da liquidez deve-se a "um aumento dos ativos líquidos de qualidade" entre os bancos, a maioria dos quais são dinheiro em 'cash' e reservas de bancos centrais acessíveis, assim como títulos financeiros.

A ABE adverte, contudo, para o risco de algumas entidades terem os seus ativos líquidos em diferentes divisas, o que poderia representar dificuldades no caso de ser preciso mudá-las, em momentos de crises adversas.

Em relação ao impacto da plena implementação da normativa Basileia III, a ABE, que para este exercício analisou os dados de 101 bancos, prevê que as entidades europeias terão de aumentar numa média de 16,7% o capital mínimo requerido - o "Tier 1".

A normativa Basileia III, que se aplica em diferentes fases, é um marco regulador acordado a nível internacional como resposta à crise creditícia de 2007, com o objetivo de reforçar a solvência, a supervisão e a gestão do risco do setor bancário e financeiro.

Formada em 2011 para regular a banca europeia, a ABE tem atualmente sede em Londres, se bem que esta deverá ser mudada para Paris quando se concretizar o "Brexit" ou saída do Reino Unido da UE.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhoras dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório