Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 17º

ASFAC: Crédito especializado concedido por associadas sobe 10,4% em maio

As associadas da Associação de Instituições de Crédito Especializado (ASFAC) foram responsáveis pela concessão de 873 milhões de euros em crédito em maio, uma subida de 10,4% em termos homólogos, divulgou hoje a entidade.

ASFAC: Crédito especializado concedido por associadas sobe 10,4% em maio
Notícias ao Minuto

14:56 - 16/07/18 por Notícias ao Minuto com Lusa

Economia Dados

"Este crescimento está em linha com o desempenho positivo da economia nacional", refere a ASFAC, recordando que, "de acordo com as mais recentes projeções do Banco de Portugal para evolução do PIB [produto interno bruto] em 2018, tudo indica que 10 anos depois a economia portuguesa voltará aos níveis pré-crise".

Numa análise aos indicadores de maio, "verificamos que o crédito clássico representa 36,5% do financiamento concedido, atingindo os 319 milhões de euros, apresentando um crescimento de 21,9%, face ao período homólogo de 2017", prossegue a ASFAC.

"Quanto ao crédito 'stock', foi o que apresentou menor crescimento no mês de maio, um incremento de 1,8% comparativamente com maio de 2017. O crédito 'revolving' [um contrato em que é estabelecido um limite máximo de crédito que pode ser utilizado ao longo do tempo e reutilizado à medida que o saldo em dívida vai sendo reembolsado] registou uma subida 11,9% face ao período homólogo", apontou.

A compra de meios de transporte "continuou a liderar o destino dos montantes concedidos em crédito clássico, com 69% do total de financiamento, situando-se nos 219 milhões de euros, mais 19% do que em maio de 2017, sinais de que as pequenas e médias e empresas estão a voltar à atividade e a contribuir para o crescimento da economia nacional", adiantou.

"Segue-se o crédito pessoal, com 20,7% do financiamento pedido, e o financiamento para a aquisição de artigos para o lar, com 5,3%", acrescentou.

Os indicadores da ASFAC relativos ao mês de maio "seguem a tendência registada nos últimos meses que apontam para uma melhoria do nível de vida dos portugueses. A descida do desemprego e o bom desempenho da economia portuguesa são índices de confiança para os consumidores", concluiu a associação.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório