Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

IRS. Se ainda não entregou a declaração, tome nota destes pontos

Se pertence ao universo dos contribuintes que ainda não submeteram a declaração, tome nota de alguns pontos antes de aceder ao Portal das Finanças para prestar contas à Autoridade Tributária (AT).

IRS. Se ainda não entregou a declaração, tome nota destes pontos
Notícias ao Minuto

08:57 - 02/05/18 por Beatriz Vasconcelos

Economia Impostos

Já foram entregues mais de três milhões de declarações do Imposto do Rendimento de pessoas Singulares (IRS) - e até já há quem já tenha recebido o reembolso do imposto - mas para os que preferem submeter a declaração mais perto do final da campanha, saiba que tem menos de um mês para prestar contas ao Fisco.

O prazo para a entrega do IRS começou no primeiro dia de abril e vai prolongar-se até ao final de maio. Só no primeiro mês foram entregues 3.216.606 declarações. Se está entre os que ainda não entregou a declaração, tome nota destes pontos antes de aceder ao Portal das Finanças:

- A novidade deste ano é que os contribuintes devem submeter a declaração do IRS através da Internet, ou seja, já não é possível proceder à entrega em papel.

- Este ano há mais contribuintes abrangidos pelo IRS automático, o que significa que a entrega é mais fácil e o reembolso mais rápido. Porém, saiba que se não confirmar a declaração – mesmo estando abrangido pelo regime automático – receberá o reembolso mais tarde.

- Caso se engane, saiba que pode corrigir a declaração até ao dia 31 de maio, entregando uma nova declaração que irá substituir a anterior.

- Pode escolher ajudar uma entidade, entre bombeiros, associações, lares ou jardins de infância. Através da consignação do IRS, os contribuintes podem direcionar 0,5% do IRS para uma organização.- Precisa de ajuda? Há cerca de 1.866 locais que podem auxiliar no preenchimento do IRS, entre os quais 346 serviços de finanças, 203 espaços Cidadão (inclui também um em Paris e outro em São Paulo) e ainda 1.321 juntas de freguesia.

- Há uma app, que foi lançada pelo Fisco, que permite consultar quanto tem a pagar ou a receber mediante a sua situação. A plataforma chama-se ‘Situação Fiscal’ e está disponível para Android e iOS.

- Ainda não sabe onde vai investir o dinheiro que pode receber do IRS? O Notícias ao Minuto falou com António Ribeiro, economista da Proteste Investe, que destacou cinco produtos financeiros onde pode aplicar o dinheiro.

- Há quem tenha a receber, mas também há quem tenha a pagar, tudo depende dos descontos que tenham sido feitos ao longo do ano. Caso seja notificado para pagar, saiba que a data limite para o pagamento do imposto é 31 de agosto, mas evite esquecimentos, pois podem resultar em coimas aplicadas pelo Fisco.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório