Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

IRS automático: Se não 'confirmar' receberá o reembolso mais tarde

Este ano mais contribuintes estão abrangidos por este regime, mas se não confirmar a declaração só irá receber o reembolso mais tarde.

IRS automático: Se não 'confirmar' receberá o reembolso mais tarde
Notícias ao Minuto

08:52 - 06/04/18 por Beatriz Vasconcelos

Economia Impostos

O universo dos contribuintes abrangidos pelo IRS automático foi alargado este ano, o que significa que mais de metade dos agregados poderá beneficiar desse regime que não obriga à confirmação ou entrega da declaração. Porém, saiba que se não fizer nenhuma destas opções irá receber o reembolso mais tarde. 

Quem está abrangido pelo IRS automático não tem de confirmar a declaração, uma vez que no final do prazo de entrega - que termina a 31 de maio - "a declaração automática torna-se definitiva e considera-se como declaração entregue pelo contribuinte para todos os efeitos legais", segundo informação prestada pelo gabinete do Ministério das Finanças ao Notícias ao Minuto

No entanto, a contagem para o reembolso é iniciada a partir do momento em que a declaração é entregue. Por este motivo, os contribuintes abrangidos pelo IRS automático que queiram receber o "empréstimo feito ao Estado" mais cedo, devem confirmar a declaração o mais cedo possível, ao invés de deixar que a mesma seja validada automaticamente no final de maio. 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório