Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Problemas na entrega do IRS? "Contribuintes querem reembolso rapidamente"

A confirmarem-se os prazos do ano passado na próxima semana devem começar a ser recebidos os primeiros reembolsos.

Problemas na entrega do IRS? "Contribuintes querem reembolso rapidamente"
Notícias ao Minuto

12:38 - 05/04/18 por Beatriz Vasconcelos

Economia Impostos

O período para a entrega do IRS começou no domingo (1 de abril) e prolongar-se-á até ao final de maio, mas "cerca de 600 mil contribuintes já entregaram até ao final do dia de ontem", disse fonte oficial do gabinete do Ministério das Finanças ao Notícias ao Minuto.

O que motiva esta afluência? O presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos, Paulo Ralha, considera que se deve ao facto de os contribuintes "querem receber o dinheiro o mais rápido possível".

Em declarações à SIC Notícias, Paulo Ralha referiu que dificilmente um sistema informático aguenta tanta afluência, pelo que "é normal" que haja falhas no acesso ao Portal das Finanças.

Ultimamente, referiu o sindicalista, a tendência é que os contribuintes se apressem a entregar a declaração no arranque do período porque "querem receber mais rapidamente o reembolso do dinheiro que emprestaram ao Estado", explicou. 

A corrida à entrega da declaração do IRS está a levar a problemas no acesso ao Portal das Finanças, relacionados com a demora no processamento e no carregamento da página. De acordo com a edição desta quinta-feira do jornal Correio da Manhã, já foi dada ordem de reembolso para 100 mil contribuintes

O secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes, referiu na segunda-feira que “na campanha anterior, em média, os reembolsos foram processados, em 23 dias. No caso do IRS automático, em média conseguimos reembolsar os contribuintes em 12 dias. A nossa expectativa é que o sistema esteja preparado para cumprir os mesmos objetivos do ano passado”. 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório