Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Entregou IRS automático mas recebeu menos do que esperava? Pode corrigir

Os contribuintes que já entregaram a declaração do IRS ainda estão a tempo de submeter uma 'declaração de substituição' até ao dia 31 de maio no Portal das Finanças.

Entregou IRS automático mas recebeu menos do que esperava? Pode corrigir
Notícias ao Minuto

08:46 - 17/04/18 por Beatriz Vasconcelos

Economia Impostos

Já há contribuintes que começaram a receber os reembolsos do IRS e há também quem tenha 'confirmado' o IRS automático sem ter verificado se constavam todas as deduções a que tinha direito e, por isso, acabou por receber menos do que esperava. Nestas circunstâncias, saiba que pode corrigir a declaração até ao dia 31 de maio.

Como? É simples. Deve aceder ao Portal das Finanças e entregar uma nova declaração. "Neste caso, deve entregar uma declaração, nos termos normais, com os elementos corretos, a qual substituirá a declaração automática do IRS antes confirmada", pode ler-se no Portal das Finanças.

Ora, isto significa que esta 'declaração de substituição' já não será automática, pelo que o contribuinte deve preencher e entregar o modelo 3. 

Esta questão tem especial pertinência porque, tal como explicou Paulo Ralha, presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos, ao Notícias ao Minuto, o sistema está a fazer a tributação em separado, por defeito, motivo pelo qual os casais devem ter especial atenção a esta questão na hora de preencher a declaração ou de a confirmar, no caso do IRS automático. 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório