Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Continente investe na compra de três mil toneladas de trigo português

O Continente assinou hoje, em Beja, um contrato com seis operadores da fileira dos cereais, investindo dois milhões de euros na compra de três mil toneladas de trigo português.

Continente investe na compra de três mil toneladas de trigo português
Notícias ao Minuto

18:01 - 30/04/18 por Lusa

Economia Cadeia

Com a aquisição, a cadeia pretende assegurar que todo o pão de trigo produzido nas lojas é de origem, exclusivamente, nacional.

Segundo o Continente, a parceria representa mais de 20% da produção nacional de trigo panificável, estando prevista a produção de 3,5 mil toneladas de pão.

O acordo foi formalizado hoje, no âmbito da Ovibeja, entre os administradores da Sonae MC e representantes do Agrupamento de Cereais do Sul, da Cooperativa Agrícola de Beja e Brinches, da Cooperativa Globalqueva e da Gérmen.

"A parceria foi formalizada na presença do ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos, e representa um importante incentivo para o relançamento da produção de cereais em Portugal. Trata-se de um setor onde o país está profundamente dependente de importações, tendo em conta que 90% do trigo utilizado na produção de pão e massas é de origem estrangeira", disse, em comunicado, o Continente.

O contrato de fornecimento foi promovido pelo Clube de Produtores Continente e pelo Clube Português dos Cereais de Qualidade, representando "o culminar de um projeto que se iniciou em 2016, altura em que foi feito um ensaio para a produção de 50.000 pães de cereais do Alentejo".

"O relançamento da produção de cereais foi também motivado pela estreita colaboração entre investigadores do INIAV -- Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária -- e as organizações de produtores de cereais, que permitiram ao setor identificar as variedades de trigo mais adequadas para a realidade nacional", acrescentou.

De acordo com o boletim mensal da agricultura e pescas, divulgado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) em 20 de março, a precipitação verificada em março potenciou um aumento de produtividade de 10% no trigo.

Conforme as previsões do instituto, o trigo mole deverá passar de uma produção de 2.051 (valor provisório) quilogramas por hectare (kg/ha) em 2017 para 2.250 kg/ha.

Por sua vez, o trigo duro poderá passar de 2.261 kg/ha, registados no ano anterior, para 2.480.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório