Federação inglesa compara laço amarelo de Guardiola a uma suástica

"Há muitos espanhóis, não-catalães, que estão chateados", avisou Martin Glenn.

Notícia

© Reuters

Carlos Pereira Fernandes
05/03/2018 09:28 ‧ 05/03/2018 por Carlos Pereira Fernandes

Desporto

Polémica

O laço amarelo que Pep Guardiola tem feito questão de usar ao longo dos últimos meses, em sinal de protesto contra a prisão de responsáveis pela declaração da independência da Catalunha, continua a merecer dura contestação por parte da Federação inglesa (FA).

O organismo já abriu um inquérito disciplinar ao treinador do Manchester City devido ao assessório, mas, este domingo, à margem de uma reunião em Zurique, o presidente Martin Glenn foi ainda mais longe na oposição ao uso de “símbolos políticos em equipamento de futebol”.

“Reescrevemos a Lei 4 para que coisas como a poppy [flor de papoula usada em homenagem aos soldados que perderam a vida em combate] fossem aceites, mas coisas que sejam altamente fraturantes ou símbolos religiosos… Pode ser a Estrela de David, pode ser o martelo e a foice, pode ser a suástica, pode ser o Robert Mugabe. Não queremos essas coisas”, atirou, em declarações reproduzidas pela estação televisiva britânica Sky Sports.

“E, para ser honesto e muito claro, o laço amarelo de Pep Guardiola é um símbolo político, é um símbolo da independência catalã, e posso dizer-vos que há muitos espanhóis, não-catalães, que estão chateados. A única coisa que estamos a fazer é aplicar as leis do jogo. As poppies não são símbolos políticos, aquele laço amarelo é. Onde se coloca o limite? Podemos ter alguém com um símbolo da UKIP [Partido de Independência do Reino Unido] ou do ISIS?”, rematou.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Pote 'pica' arbitragem do Benfica-Sporting? "Olha o lance do pénalti..."

I Liga

Pote 'pica' arbitragem do Benfica-Sporting? "Olha o lance do pénalti..."

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3379
2Benfica3379
3FC Porto3265
4Sp. Braga3365
5Vitória SC3254
6Santa Clara3354
7Casa Pia3345
8Famalicão3344
9Estoril3242
10Rio Ave3337
11Moreirense3236
12Arouca3335
13C.D. Nacional3334
14Gil Vicente3333
15Estrela3229
16Boavista3224
17AVS3224
18Farense3224
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Carro que se transforma em avião chega ao mercado já em 2026

Klein Vision

Carro que se transforma em avião chega ao mercado já em 2026

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas