A fabricante eslovaca Klein Vision apresentou, esta sexta-feira, o seu primeiro protótipo "apto para produção", denominado Aircar 2, um automóvel que promete ser capaz de transformar-se em avião em apenas 80 segundos.
Em declarações prestadas ao portal norte-americano TheNextWeb, o co-fundador, Anton Zajac, fez saber que este inovador produto chegará ao mercado já no início do próximo ano civil de 2026, por preços que irão rondar entre 800 mil e um milhão de dólares (711,2 mil e 888,9 mil euros).
O primeiro Aircar começou por dar que falar, em 2021, quando conseguiu levar a cabo um voo de teste intercidades de 35 minutos de duração. Já o segundo, promete ser capaz de levar os planos iniciais a todo um novo patamar.
O Aircar 2 contempla um motor capaz de debitar 280 cavalos de potência (aproximadamente, o dobro do projeto inicial), permitindo-lhe atingir uma velocidade máxima de 250 km/h (quando a anterior era de 170 km/h).
A autonomia prevista é de 1.000 quilómetros, sendo que, numa primeira fase, este veículo é alimentado por gasolina, ainda que estejam delineados planos para uma versão elétrica "assim que a densidade energética das baterias seja suficientemente boa".
Leia Também: Setor automóvel com maior flexibilidade para reduzir emissões poluentes