Adão Mendes: A 'peça central' que acredita que "a justiça será feita"

O Notícias ao Minuto chegou à fala com Adão Mendes, que teceu um breve comentário sobre o Caso dos Emails. O antigo árbitro está no centro da polémica que se construiu em torno dos emails divulgados pelo FC Porto, por Francisco J. Marques, sobre o alegado esquema montado pelo Benfica para condicionar a arbitragem.

Notícia

© Global Imagens

Andreia Brites Dias, Inês André de Figueiredo e Sérgio Abrantes
16/11/2017 08:20 ‧ 16/11/2017 por Andreia Brites Dias, Inês André de Figueiredo e Sérgio Abrantes

Desporto

Perfil

Não foi só o mercado de transferências que agitou o verão de 2017. Tal como o Notícias ao Minuto explicou no Primeiro Capítulo, o Caso dos Emails chegou com o calor e veio escalar o clima de rivalidade entre Benfica e FC Porto, numa história que ainda terá capítulos por escrever. 

O primeiro 'parágrafo' de uma (longa) história 

Francisco J. Marques, em representação dos azuis e brancos, 'marcou' o dia 6 de junho com uma revelação que começou por agitar o futebol português. Aliás, que ainda agita. E que promete continuar a agitar.

Um email. O diretor de comunicação do FC Porto colocou o mundo do futebol em sobressalto com apenas um email. Mas não era um email qualquer. Não pela forma, mas sim pelo conteúdo.

A 6 de junho de 2017, J. Marques divulgou o primeiro de vários emails que acabaram por vir a público, num caso que rapidamente ganhou voz, força e intervenientes. Vários intervenientes – cujos nomes o Notícias ao Minuto também já lhe deu a conhecer – que fazem parte da alegada teia de corrupção montada pelo clube da Luz.

"Não temos de ser mãezinhas, temos de usar a inteligência a nosso favor. Confidencial: o [Manuel] Mota ganhou o processo. O primeiro-ministro é um grande homem e um grande líder, conheço as suas capacidades. O Benfica manda mesmo e os outros já não mexem nada. Dizem os grandes sábios dos painéis que algo está a mudar. Este espaço foi conquistado com muito trabalho do primeiro-ministro. Temos de rezar e cantar bem. Quanto às missas, temos bons padres para todos. Temos hoje árbitros que, não sendo internacionais, têm demonstrado excelentes prestações: Bruno Esteves, Manuel Mota, Jorge Ferreira, Nuno Almeida, Vasco Santos e Paulo Baptista, que está a fazer uma excelente época." (Referente a 9 de outubro de 2014)

Este foi o primeiro email divulgado pelo diretor de comunicação dos dragões, dando conta de uma troca de 'correspondência' entre Adão Mendes – antigo árbitro – e Pedro Guerra – comentador do Benfica, à data diretor de conteúdos da BTV.

Foi com uma missiva entre Adão Mendes e Pedro Guerra que a história do Caso dos Emails começou. Pedro Guerra reagiu, o Benfica só se fez ouvir mais tarde. J. Marques continuou a 'lançar' emails. Mas e Adão Mendes que parece ser peça central deste caso? O que é que o antigo árbitro entende sobre este caso que já levou a Polícia Judiciaria a fazer buscas no Estádio da Luz e à casa de Luís Filipe Vieira?

Em declarações ao Notícias ao Minuto, Adão Mendes recusou-se a comentar os emails trocados com Pedro Guerra e o envolvimento no alegado esquema montado pelo Benfica para condicionar alguns árbitros. No entanto, de forma curta e direta, o ex-árbitro, garantiu que "a justiça será feita".

"Há um processo a decorrer com os meus advogados e eu não falo sobre isso. A justiça será feita, que é aquilo que eu quero. Alguém haverá de justificar o que anda a fazer", começou por dizer, adiantando que se sente injustiçado em relação a este processo.

"Injustiçado? Obviamente que sim, se não, não tinha advogado de defesa"

Dos relvados para os comícios: Mas quem é (afinal) o "árbitro vermelho"?

Nascido há 66 anos (no dia 27 de setembro de 1951), em Ronfe - uma pequena freguesia de Guimarães - Adão Mendes trilhou um caminho discreto na arbitragem portuguesa, chegando à categoria principal no início dos anos 90. Depois disso, tornou-se observador até chegar ao Conselho de Arbitragem da Associação de Futebol de Braga. 

A verdade é que o futebol não era o seu único e grande amor. Paralelamente à atividade nos relvados, o antigo árbitro também 'orientava' as regras do jogo, noutros palcos. Militante do PCP, Adão Mendes foi coordenador da União de Sindicatos de Braga, cerca de 30 anos, e presidente do Conselho Sindical Inter Regional Galiza Norte de Portugal. 

No entanto, o antigo juiz sempre foi mais conhecido pelas suas ligações sindicalistas. Ligações essas que o acompanharam no mundo do futebol e que, sobretudo, o transformaram no "árbitro vermelho", precisamente pela cor do partido que defendia. Até porque, no mundo do futebol, as suas cores eram outras. Pelo menos com as quais simpatizava mais.

O antigo árbitro tornou público, numa entrevista, que o seu coração desportivo se dividia... em três. Mas nenhuma das 'três partes' era ocupada por um dos conhecidos como 'três grandes'. 

Entre Sporting de Braga e Vitória de Guimarães? Não sabia qual escolher. O empate parecia-lhe sempre o melhor cenário, mas não ficava triste para que lado o triunfo caísse. Sobrando ainda espaço para uma equipa... No qual 'cabia' a Académica de Coimbra. 

A discrição mantida durante a sua carreira de árbitro 'terminou' quando o seu nome surgiu associado ao Caso dos Emails. Aliás, nos emails divulgados, Adão Mendes surge também em questões relacionadas com o seu filho, Renato Mendes, também árbitro. Atualmente com 38 anos, Renato nunca conseguiu subir à primeira categoria na arbitragem. Precisamente, num dos emails, o antigo juiz pedia alegadamente ajuda para o seu filho subir de categoria. 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Antes de rumar ao Benfica, Diana Silva despediu-se com esta mensagem

Futebol feminino

Antes de rumar ao Benfica, Diana Silva despediu-se com esta mensagem

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3482
2Benfica3480
3FC Porto3471
4Sp. Braga3466
5Santa Clara3457
6Vitória SC3454
7Famalicão3447
8Estoril3446
9Casa Pia3445
10Moreirense3440
11Rio Ave3438
12Arouca3438
13Gil Vicente3434
14C.D. Nacional3434
15Estrela3429
16AVS3427
17Farense3427
18Boavista3424
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

F1 introduz nova regra para o GP do Mónaco. Eis o que precisa de saber

Fórmula 1

F1 introduz nova regra para o GP do Mónaco. Eis o que precisa de saber

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas