Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 28º

Benfica bate Sporting e ganha a sua oitava Supertaça

Hat-trick do reforço encarnado Elisandro faz a diferença em Loulé.

Benfica bate Sporting e ganha a sua oitava Supertaça
Notícias ao Minuto

19:47 - 08/10/16 por Rui Alexandre Coelho

Desporto Futsal

Crónica do jogo: Benfica mais forte que o Sporting na final da Supertaça de futsal, com uma vitória por 3-2 que lhe rende a revalidação do troféu, o seu oitavo na prova, contra seis do rival. Estreia de sonho do reforço encarnado Elisandro, com um hat-trick decisivo. Guardião da Luz Bebé foi o outro herói, travando quase todas as investidas da equipa de Nuno Dias.

Apresenta-se Elisandro, o Imperador

O primeiro tempo teve mais futebol do Sporting e mais golos do Benfica.

Uma das novidades na Luz para a nova temporada, o brasileiro Elisandro, que é conhecido por "Imperador" devido às semelhanças físicas com o futebolista Adriano, e por também ser canhoto, inaugurou a partida logo aos quatro minutos, com um número próprio dos grandes pivôs: recebeu a bola de costas para a baliza, rodou sobre o seu marcador, Caio Japa, e finalizou por cima de Marcão com grande classe.

As duas equipas estraram no Pavilhão Municipal de Loulé num sistema 3:1 (identifica três jogadores atrás da linha da bola e um à frente). Mas se o benfiquista Elisandro depressa fez o gosto ao pé, Fortino, o pivot leonino, esteve errático nos lances de perigo de que dispôs.

O Sporting estava mais forte e acabaria mesmo por chegar ao empate. Marcou Diogo, depois de um roubo de bola de Djô a Patias, fruto de uma ação de pressão alta do internacional português que puniu uma desatenção do internacional italiano, nascido no Brasil.

Embalados, os ‘leões’ foram à procura do golo da vantagem e quase o conseguiram aos 10 minutos. A equipa de Nuno Dias trabalha muitas vezes os ataques em 5 para 4, adiantando o guarda-redes Marcão, que é bom de bola com os pés, e num desses lances o brasileiro de 32 anos disparou com violência, ao poste.

Não marcou o ‘leão’, marcou a ‘águia’. Na jogada seguinte, Elisandro, novamente a mostrar que chega à Luz para somar, deu sequência a um lance do argentino Fernando Wilhelm, o melhor jogador do Mundial de futsal na Colômbia, e 'à boca' da baliza encostou para 2-1 ‘encarnado’.

Com maior ou menos dificuldade, o Benfica desceu aos balneários para o intervalo na frente do marcador.

Bebé segura vantagem, Elisandro sentencia 

Se Elisandro foi o primeiro protagonista da partida, Bebé foi gigante todo o encontro, sobretudo na segunda parte. O guardião do Benfica negou inúmeros lances de perigo de um Sporting que corria atrás do prejuízo e foi perdendo a paciência à medida que o tempo passava. Já o rival mostrava-se mais confortável na expetativa, à procura de um erro alheio para chegar ao 3-1.

Elisandro esteve perto do hat-trick à passagem da meia hora de jogo. Marcão afastou a bola com os pés. Logo a seguir foi Ré a quase carimbar o terceiro, num contra-ataque.

A cinco minutos do fim, com a vantagem magra do Benfica a manter-se, o Sporting assumiu oficialmente o 5 para quatro, com Merlin a fazer de guarda-redes avançado.

A terceira bola ao poste dos de Alvalade aconteceu nessa altura. Um remate de longe de Diogo, que a madeira afastou.

Era uma noite 'não' para a equipa de Nuno Dias, e mais negativa ficou com o 3-1 das 'águias', assinado por aquele que promete ser o goleador do Benfica esta época: Elisandro.

O jogo parecia sentenciado, ainda assim, "desistir" não é um verbo que a equipa de futsal do Sporting conjugue. E não demorou muito até Caio Japa reduzir para 3-2, com dois minutos por jogar. Um golo que não teria repercussões na atribuição do troféu, novamente do Benfica.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório