Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Irlanda quer endurecer lei sobre artes marciais após morte de português

O ministro do Desporto irlandês prometeu hoje endurecer as regras dos combates de artes marciais no país na sequência da morte do praticante de Artes Marciais Mistas (MMA) português João Carvalho na segunda-feira.

Irlanda quer endurecer lei sobre artes marciais após morte de português
Notícias ao Minuto

18:30 - 13/04/16 por Lusa

Desporto MMA

"Eu previ que isto aconteceria antes de toda a gente. Eu escrevi a estes operadores e disse-lhes que esperava deles níveis iguais a todos os outros desportos do país e continuo a fazê-lo", afirmou Michael Ring à rádio Newstalk,

O ministro tinha declarado na véspera que antes de comentar o incidente iria aguardar o resultado das investigação da polícia, que esta confirmou à agência Lusa ter iniciado como procedimento normal na sequência de qualquer morte súbita.

João Carvalho, conhecido por "Rafeiro", morreu na segunda-feira à noite, num hospital de Dublin, onde deu entrada em estado crítico depois de um combate na capital irlandesa, o primeiro internacional da carreira do atleta de 28 anos.

A Nobrega Team, a equipa com a qual treinava, manifestou "grande consternação e tristeza" pelo sucedido, mas acrescentou considerar que "foram cumpridas todas as regras de segurança" e que "a arbitragem seguiu todos os procedimentos corretos e habituais".

Segundo descreveu, após o combate Total Extreme Fight, disputado no National Boxing Stadium, no qual foi derrotado por KO técnico pelo irlandês Charlie Ward, João Carvalho sentiu-se mal, cerca de 20 minutos depois do final do combate.

"Ainda no local, foi imediatamente assistido pela equipa médica presente, sendo depois transportado rapidamente para o Hospital Beaumont, onde foi submetido a uma intervenção cirúrgica cerebral, após a qual o atleta permaneceu em estado crítico durante as 48 horas seguintes, acabando por falecer nesta segunda-feira", relatou Vítor Nóbrega.

Para hoje estava marcada uma autópsia, devendo o resultado do inquérito policial seguir para análise por um magistrado do Tribunal do Coroner [Medicina Legal] de Dublin numa data ainda por determinar.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório