Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 21º

"Um golo no dérbi até melhora a forma de um jogador"

O antigo avançado Derlei, que passou pelos três 'grandes' portugueses, marcou no último Sporting-Benfica para a Taça de Portugal no recinto dos 'leões' e, por isso, assegura que um golo num dérbi melhora a forma de um futebolista.

"Um golo no dérbi até melhora a forma de um jogador"
Notícias ao Minuto

08:40 - 19/11/15 por Lusa

Desporto Derlei

"Podes passar o ano todo ou muitos jogos sem marcar, mas, quando marcas no dérbi, principalmente quando a tua equipa vence, as coisas mudam interiormente, mas também na visão dos adeptos e dos jornalistas. O jogador sai de uma fase 'ruim', de não marcar, e ficas num grande momento de forma. Os golos no dérbi normalmente dão muito moral individualmente", afirmou à Agência Lusa Derlei.

No dérbi das meias-finais da Taça de Portugal de 2007/08, disputado a 16 de abril de 2008, Derlei, que acabava de regressar aos relvados, depois de uma lesão, até começou no banco, mas entrou a tempo de marcar o golo da reviravolta, o terceiro, dos 'leões', que asseguraram a presença na final ao vencer o Benfica por 5-3.

"Foi um jogo bastante atípico, porque dificilmente num dérbi há tantos golos. Lembro-me que logo na primeira parte o Benfica fez dois golos. Nós perdíamos por 2-0 e falámos ao intervalo que se eles podiam ter feito dois golos nós também tínhamos as mesmas condições. Acho que a atitude dos jogadores foi melhor e, claro, praticamente em 30 minutos conseguimos marcar cinco golos", recordou o 'Ninja', que tinha jogado na época anterior nos 'encarnados', por empréstimo do Dínamo Moscovo.

Os agora responsáveis 'encarnados' Rui Costa e Nuno Gomes deram vantagem ao Benfica, então comandado por Fernando Chalana, aos 19 e 31 minutos, respetivamente, tendo o Sporting, de Paulo Bento, concretizado a reviravolta na segunda parte, graças aos tentos de Yannick Djaló, aos 68 Liedson, aos 76, e Derlei, aos 79.

Três minutos depois, o uruguaio Cristian Rodríguez voltou a empatar o dérbi, que foi resolvido com o 'bis' de Yannick Djaló, atualmente ao serviço dos russos do Mordóvia por empréstimo do Benfica, e do montenegrino Simon Vukcevic, aos 84 e 90+3, respetivamente.

Sobre o dérbi de sábado, no Estádio José Alvalade, da quarta eliminatória da Taça de Portugal da presente época, Derlei reconhece alguma vantagem ao Sporting, pelo conhecimento que o seu treinador tem dos jogadores rivais, mas adverte que "em jogos como estes tudo pode acontecer".

"Tenho a certeza de que vai ser um jogo muito equilibrado, porque, basicamente, o plantel do Benfica foi montado pelo Jorge Jesus, que conhece muito bem os jogadores e a forma de atuar. É evidente que o novo treinador tem uma nova filosofia, algumas soluções táticas diferentes, mas, no geral, conhece bem a equipa do Benfica e essa é a vantagem que o Jorge Jesus e o Sporting têm sobre o Benfica", salientou.

O ex-futebolista, que em Portugal também jogou na União de Leiria e FC Porto, admitiu ainda que as duas vitórias já conquistadas pelo Sporting frente ao Benfica na presente temporada, na Supertaça Cândido Oliveira (1-0, no Algarve) e na oitava jornada da I Liga (3-0, no Estádio da Luz), servem de motivação para as duas equipas.

"Para quem é vencedor, é natural que cada vez mais tens confiança, porque encontras formas de neutralizar o adversário, enquanto quem perde fica com a derrota na cabeça e à espera de ter uma oportunidade o mais rapidamente possível para reverter a situação e tentar vencer a partida", sublinhou.

Derlei admitiu ainda que crispação existente entre as direções dos dois rivais lisboetas fique fora do balneário.

"Nessas coisas, os atletas não se envolvem, nem têm opinião sobre isso, porque são coisas extra-campo, que podem envolver presidentes, treinadores ou pessoas ligadas aos clubes, e isso, dependente do que se fala, até pode servir de motivação para ter um bom resultado, mas, no geral, não te preocupas porque o foco é a partida e o trabalho durante a semana para que as coisas corram da melhor forma possível dentro do campo", rematou.

Sporting e Benfica disputam uma vaga nos oitavos de final da Taça de Portugal no Estádio José Alvalade, em Lisboa, no sábado, a partir das 20:00, num encontro que vai ser arbitrado por Jorge Sousa, da Associação de Futebol do Porto.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório