O plantel principal do Sporting regressou, ao final da manhã deste domingo, aos treinos, na Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete, menos de 24 horas depois de ter levado de vencida o Nacional, no Estádio da Madeira, por categóricos 1-4.
Uma sessão na qual "os titulares do jogo de ontem fizeram recuperação enquanto os restantes jogadores treinaram no relvado da Academia, dando início à preparação para o jogo da próxima jornada, frente ao FC Porto", segundo informam os bicampeões nacionais em título, em forma de nota partilhada através das plataformas oficiais.
A única exceção foi Hidemasa Morita, que se encontra "entregue à Unidade de Performance", depois de ter sido substituído por Giorgi Kochorashvili, logo à passagem do encontro relativo à segunda ronda do principal escalão do futebol nacional, com limitações físicas.
Para já, ainda não são conhecidos detalhes relativos à situação clínica no internacional japonês, pelo que sobram dúvidas sobre se este irá conseguir recuperar a tempo do tão aguardado Clássico com os dragões, que está agendado para as 20h30 (hora de Portugal Continental) do próximo sábado, no Estádio José Alvalade.
Rui Borges vê-se, desta maneira, em mãos com uma nova 'dor de cabeça', numa altura em que também resta perceber como estão a correr as recuperações de Ousmane Dembélé e Maxi Araújo, que falharam os embates perante Arouca (goleada, por 6-0) e Nacional, após terem saído lesionados da vitória sobre o Casa Pia, na jornada inaugural da I Liga, no Estádio Municipal de Rio Maior, por 0-2.
Definitivamente 'fora de combate' estão, neste momento, Nuno Santos e Daniel Bragança, que ainda procuram debelar as graves lesões contraídas na passada temporada de 2024/25, e cuja data de regresso aos relvados permanece no 'segredo dos deuses'.
Matheus Reis é 'reforço'
Em sentido inverso, Rui Borges sabe, de antemão, que já poderá voltar a contar com Matheus Reis, no duelo com os eternos rivais, visto que a providência cautelar apresentada pelo Sporting junto do Tribunal Central Administrativo do Sul relativamente a uma das sanções de que foi alvo, acabou por ser aceite.
Em causa, estava o jogo de castigo aplicado ao lateral-esquerdo, por lhe terem sido atribuídas as palavras "Aqui, nós pisa na cabeça", num vídeo publicado pelo clube de Alvalade (e posteriormente, apagado), nas redes sociais, após a tão badalada vitória sobre o Benfica no Estádio Nacional do Jamor, por 1-3 (após prolongamento), que valeu a conquista da Taça de Portugal.
A outra sanção, recorde-se, de quatro jogos, foi motivada pela pisadela a Andrea Belotti, na reta final do 'escaldante' dérbi lisboeta, que, na altura, não mereceu qualquer tipo de ação disciplinar por parte do árbitro, Luís Godinho, da Associação de Futebol de Évora, e já foi devidamente cumprida.
Como resultado, o brasileiro falhou os quatro primeiros jogos da temporada, mas, agora, está livre para ir a jogo, no encontro que irá anteceder aquela que será a primeira pausa para compromissos internacionais da nova época.
Os leões irão desfrutar de um dia de folga, na segunda-feira, pelo que o regresso aos trabalhos terá lugar pela terça-feira de manhã, em Alcochete, à porta fechada.
Leia Também: De goleada em goleada. Campeão Sporting com 'Pote' recheado na Madeira