De goleada em goleada. Campeão Sporting com 'Pote' recheado na Madeira

Confira as notas do jogo entre Nacional e Sporting, que terminou com ampla vitória dos bicampeões nacionais, em jogo da terceira jornada da I Liga. Pedro Gonçalves assinou um hattrick e foi o responsável pela reviravolta leonina.

Notas do Nacional-Sporting

© Reprodução/Getty Images

Luis Júnior
24/08/2025 07:26 ‧ há 7 horas por Luis Júnior

Desporto

Análise

O Sporting não ganhou para o susto, este sábado, na deslocação ao reduto do Nacional, para a terceira jornada da I Liga. Os leões alcançaram um folgado triunfo, por 1-4, mas os números não espelharam a dificuldade da partida.

 

Ao contrário do jogo com o Arouca (vitória por 6-0), os leões tiveram uma entrada em falso na partida, tendo sofrido o primeiro golo na presente edição da I Liga. Aos 3', Léo Santos inaugurou o marcador na sequência de um pontapé de canto, cobrado por Liziero.

A primeira parte dos leões resultou em 11 tentativas de golo, mas a pontaria estava longe de estar afinada. Pedro Gonçalves foi o nome do desperdício leonino, com um remate na barra e com um disparo dentro da área, travado pela coxa direita de Matheus Dias em cima da linha de golo.

A estratégia dos alvinegros estava a ser bem conseguida até ao minuto 37, altura em que o avançado Pablo Ruan viu o segundo cartão amarelo, resultando na sua expulsão, deixando a sua equipa em inferioridade numérica para o resto da partida.

No início da etapa complementar, (desaparecido até então) Luis Suárez serviu de calcanhar para o empate, apontado por Pedro Gonçalves (53').

O camisola 8 calibrou a pontaria e foi o responsável da reviravolta dos bicampeões nacionais, tendo apontado mais dois golos (76' e 90'+3) e uma assistência, para a finalização certeira de Conrad Harder (83').

Contas feitas, o Sporting somou a terceira vitória consecutiva em outras tantas jornadas, assumindo a liderança, à condição, da I Liga. O próximo jogo será frente ao FC Porto.

Vamos então as notas da partida

Figura

Pedro Gonçalves esteve ligado à corrente durante os 90 minutos. O avançado foi o mais irrequieto no ataque leonino e partiu dele a reação do coletivo na segunda parte. Foi o segundo hattrick ao serviço do Sporting, curiosamente, contra uma equipa madeirense. O primeiro foi contra o Marítimo, em Alvalade.

Surpresa

Léo Santos justificou a aposta no onze inicial. O defesa-central brasileiro respondeu de forma afirmativa à aposta de Tiago Margarido, na ausência do castigado Ulisses. Além do golo marcado, este revelou segurança no jogo aéreo.

Desilusão

Pablo Ruan acabou por 'condenar' a exibição dos seus companheiros, que tentaram resistir ao máximo ao poderio leonino. O avançado brasileiro, de 22 anos, revelou falta de experiência na forma como viu o segundo cartão amarelo, chegando tarde em Kochorashvili, quando a bola já tinha saído da cabeça do médio georgiano.

Os treinadores

Tiago Margarido

Nas bolas paradas, está a grande arma do Nacional. Foi assim que os leões sofreram o primeiro golo na presente edição da I Liga, incapazes de travar o poderio dos alvinegros nos jogo aéreo. No entanto, o excesso de agressividade resultou em mais uma expulsão, pela segunda jornada consecutiva. Com dez jogadores, fica difícil de alcançar resultados e o técnico tem de trabalhar esse aspeto com a equipa.

Rui Borges

A equipa saiu 'viva' da Madeira, mas o susto foi por culpa própria. A falta de eficácia na primeira parte deu sensação de uma possível surpresa, mas os leões souberam capitalizar a superioridade numérica. O técnico aproveitou ainda para gerir o amarelado Ricardo Mangas, de olho nesse Clássico com o FC Porto, uma vez que Maxi Araújo está em processo de recuperação a uma lesão muscular.

Arbitragem

Exibição globalmente positiva de Bruno José Costa, que esteve bem em dar o segundo amarelo a Pablo Ruan por falta grosseira à entrada da área. Na primeira parte, quis segurar o jogo, não mostrando cartões, mas os jogadores do Nacional não facilitaram a tarefa.

Leia Também: É para ficar? O gesto de Conrad Harder após marcar pelo Sporting

Leia Também: Margarido ataca arbitragem na Choupana: "Primeiro amarelo é exagerado"

Leia Também: Rui Borges destaca o coletivo: "Não é só o Pote, estou feliz por todos"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Pedro Gonçalves do Sporting festejou golo com mensagem para as filhas

Pedro Gonçalves

Pedro Gonçalves do Sporting festejou golo com mensagem para as filhas

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting39
2Moreirense39
3Sp. Braga26
4FC Porto26
5Benfica26
6Famalicão26
7Arouca34
8Casa Pia23
9Gil Vicente23
10Vitória SC33
11Rio Ave22
12Estoril21
13Estrela21
14C.D. Nacional31
15AVS20
16Alverca20
17Santa Clara20
18Tondela30
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

CEO da Ford idealiza supercarro eletrificado todo-o-terreno de 1.000 cv

Ford

CEO da Ford idealiza supercarro eletrificado todo-o-terreno de 1.000 cv

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas