O PSG oficializou, este domingo, o empréstimo de Renato Sanches aos gregos do Panathinaikos, equipa que é orientada pelo também português Rui Vitória. O internacional português de 28 anos vai viver, assim, mais uma aventura fora de portas depois de um regresso pouco feliz ao Benfica na última época.
Renato Sanches não entrava nas contas de Luis Enrique no PSG e na Grécia vai reencontrar o treinador que o lançou no Benfica, há 10 anos.
Os clubes não divulgaram os pormenores do negócio, mas o jornalista Nicolò Schira avança que os gregos ficaram com uma opção de compra, cujo valor não foi revelado.
Por sua vez, Renato Sanches já tem um pré-acordo para assinar um novo contrato no verão de 2026 para prolongar a ligação ao clube helénico por mais três anos. Ou seja, até 2029.
O internacional português vai estar cedido ao Panathinaikos pelo menos até ao final da presente temporada e envergar a camisola 8 do histórico clube helénico, que conta no seu palmarés com 20 Ligas e outras tantas Taças da Grécia, para lá de três Supertaças.
No entanto, o último título de campeão da formação de Atenas remonta a 2009/2010. Ou seja, o Panathinaikos não festeja um campeonato há 16 anos.
️️
— Panathinaikos F.C. (@paofc_) August 24, 2025
From game mode to go mode.#PAOFC #Panathinaikos pic.twitter.com/WPA1aGdj0e
'Chumbado' na Turquia
Renato Sanches muda-se para a Grécia depois de ter estado com um pé na Turquia. O médio português de 28 anos esteve em negociações avançadas com o Trabzonspor, mas o emblema turco acabaria por vetar a sua contratação. Na origem desta decisão terá estado o histórico de lesões de Renato, bem como os relatórios médicos mais recentes, segundo avançou a imprensa local.
Perdida a via para a Turquia, Renato Sanches aceitou o convite feito pelo Panathinaikos e vai conhecer uma nova realidade na carreira, depois de já ter passado por países como Alemanha (Bayern Munique), Swansea (País de Gales), Itália (AS Roma) e França (Lille e PSG).
Reencontro com Rui Vitória
Ao mesmo tempo que inicia a aventura em solo grego, Renato Sanches vai reencontrar alguém muito importante na sua carreira. Afinal de contas, foi Rui Vitória quem o lançou na equipa principal do Benfica, a 30 de outubro de 2015, depois do então jovem médio estar a dar cartas na formação.
Agora ambos voltam a encontrar-se com o médio português em busca de conseguir dar um novo rumo a uma carreira marcada por lesões e problemas físicos.
Benfica descartou compra
A mudança para a Grécia acontece poucos meses após Renato Sanches deixar o Benfica após uma segunda passagem pela Luz bem menos feliz do que a primeira.
Há cerca de um ano, o Benfica anunciava o regresso de um dos 'meninos' do Seixal, mas depressa se percebeu que dificilmente Renato Sanches teria condições para ser opção recorrente.
Os problemas físicos foram uma constante e os números são claros. No total da época 2024/25, Renato Sanches não foi além dos 21 jogos disputados e dos 400 minutos de utilização, participando em menos de metade do total de jogos (60) das águias.
A decisão da direção liderada por Rui Costa passou por não avançar para a opção de compra, que estava estabelecida no contrato de empréstimo com o PSG.
[Notícia atualizada às 13h23]
Leia Também: Trabzonspor desiste de Renato Sanches após relatório médico (negativo)