"É com profundo pesar que a Sport TV assinala o falecimento de Joaquim Oliveira, figura ímpar do desporto e dos media em Portugal, fundador e presidente do conselho de administração do nosso canal", pode ler-se em comunicado daquele canal televisivo.
Segundo a Sport TV, a criação deste canal em 1998 "materializou a visão estratégica" do empresário, que queria "dotar o desporto nacional de uma plataforma profissional, dedicada e moderna" para valorizar "os protagonistas, os espetáculos e os adeptos".
Assinalando a sua liderança como "um marco histórico", consideram que Oliveira ajudou a democratizar o acesso ao desporto e a valorizá-lo como "ativo cultural e económico do país", sendo notável o papel no "crescimento, profissionalização e projeção internacional do futebol português".
"Joaquim Oliveira foi um líder dotado de uma visão singular, um espírito empreendedor e uma integridade inquestionável. Deixa um legado profundo e uma perda irreparável. A Sport TV é, em grande parte, a expressão viva do seu ideal", acrescentam.
O empresário Joaquim Oliveira, presidente do Conselho de Administração da Olivedesportos e da Sport TV, morreu hoje aos 78 anos, anunciou a Federação Portuguesa de Futebol (FPF), depois de se notabilizar em negócios "na área dos direitos televisivos, publicidade e marketing no desporto, especialmente no futebol, onde foi pioneiro em vários setores".
Joaquim Oliveira, irmão do ex-selecionador nacional e internacional português António Oliveira, era até hoje presidente do Conselho de Administração da Olivedesportos e da Sport TV, que fundou.
Leia Também: Liga decreta minuto de silêncio nos jogos por morte de Joaquim Oliveira