O Benfica terá rejeitado a segunda proposta formal do Fenerbahçe tendo em vista a aquisição de Kerem Akturkoglu, de acordo com informações adiantadas, este sábado, pelo jornalista turco Yagiz Sabunguoglu, especializado em questões relacionadas com o mercado de transferências.
A equipa orientada pelo treinador português José Mourinho terá feito chegar à Luz uma oferta na ordem dos 18 milhões de euros, podendo esta ascender aos 20,5 milhões de euros, mediante o cumprimento de objetivos desportivos de natureza coletiva individual, que não chegou para convencer os encarnados a abrir mão do jogador de 26 anos de idade.
A direção liderada por Rui Costa insiste, de resto, que só admite abrir mão do avançado a troco de 25 milhões de euros, ainda que o contrato entre ambas as partes (que permanece válido até junho de 2029) esteja 'blindado' por uma cláusula de rescisão no valor de 60 milhões de euros.
O internacional turco, recorde-se, ingressou nas águias há, sensivelmente, um ano, proveniente do Galatasaray, a por perto de 12 milhões de euros. Na primeira temporada em solo português, somou um total de 16 golos e 11 assistências ao cabo de 53 partidas de cariz oficial.
ÖZEL | Fenerbahçe, Kerem Aktürkoğlu için 18 milyon euro bonservis bedeli + 2.5 milyon euro bonus içeren yeni bir resmi teklif yaptı. Bu teklif reddedildi. Fenerbahçe yeni bir resmi teklif yapacak.
— Yağız Sabuncuoğlu (@yagosabuncuoglu) August 16, 2025
Valorização em queda
A mais recente proposta por parte do Fenerbahçe foi, de resto... inferior à primeira, que contemplava uma vertente fixa de 22,5 milhões de euros, e uma variável de 2,5 milhões de euros, que poderia perfazer os valores que a estrutura encarnada pretende atingir com esta operação.
Essa, recorde-se, acabaria por ser retirada de cima da mesa das negociações pelo conjunto turco, que terá ficado revoltado com o facto de Kerem Akturkoglu ter sido utilizado, por seis minutos, no triunfo conquistado pelo Benfica na receção ao Nice, na segunda mão da terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões.
A opção de Bruno Lage impede, à vista dos regulamentos, o avançado de disputar os playoffs de acesso à maior competição europeia de clubes por qualquer outra formação. Isto, quando, na próxima fase, há encontro marcado, precisamente, entre Benfica e Fenerbahçe. Ainda assim, espera-se uma terceira tentativa, nos próximos dias.
A primeira mão desta eliminatória luso-turca está agendada para as 20h00 (hora de Portugal Continental) da próxima quarta-feira, no Sukru Saragoclu Stadium, em Istambul. A segunda irá realizar-se, precisamente, uma semana depois, no Estádio da Luz.
Bruno Lage está tranquilo
Kerem Akturkoglu vira, desta maneira, um sério candidato a protagonista da reta final do mercado de transferências de verão, fruto do impasse nas negociações entre Benfica e Fenerbahçe. Nada que, no entanto, preocupe o treinador dos primeiros, Bruno Lage, que desvalorizou o caso, na sexta-feira, na conferência de imprensa de antevisão à visita ao Estrela da Amadora.
"É um jogador muito importante para a equipa. Penso que vale cerca de 20 a 25 golos para a equipa, entre golos e assistências. Começou a época muito bem, está feliz no Benfica, escolheu um novo número, fez um início de época muito bom... É público que recebeu uma proposta, mas sinto que o jogador está completamente focado na equipa. Conto com ele para o jogo de amanhã", referiu.
Leia Também: Bruno Lage explica 'caso Akturkoglu' e acusa Sporting: "É falso"