O PSG oficializou, esta terça-feira, a contratação de Illia Zabarnyi aos ingleses do Bournemouth. Aos 22 anos, o defesa ucraniano dá o salto para os grandes palcos do futebol europeu depois de duas épocas e meia ao serviço do conjunto inglês. Os clubes não revelaram os valores do negócio, mas a imprensa inglesa e gaulesa fala num montante superior a 60 milhões de euros.
Zabarnyi assinou um vínculo válido até 2030 e vai vestir a camisola 6 do PSG, ao mesmo tempo que se torna no primeiro jogador ucraniano de sempre a jogar ao serviço do campeão francês.
"Estamos muito satisfeitos por continuarmos a reforçar o nosso plantel com esta contratação de Illia Zabarnyi. O Illia é talentoso jogador internacional e um grande profissional. Vai ter uma enorme contribuição em todo o que estamos a construir a longo-prazo no Paris Saint-Germain", começou por dizer Nasser Al-Khelaïfi, proprietário e presidente do emblema de Paris.
Por seu turno, Zabarnyi também não esconde o entusiasmo por assinar por um clube que lhe permite lutar por títulos, mostrando-se, ainda, ansioso pela estreia.
"Estou muito feliz por juntar-me ao Paris Saint-Germain, o melhor clube do mundo e com o melhor projeto. Estou aqui para dar tudo o que tenho dentro de campo e estou ansioso pela minha estreia e por conhecer os adeptos", vincou o jogador de apenas 22 anos.
He steps into the spotlight. He’s one of us now. ️
— Paris Saint-Germain (@PSG_English) August 12, 2025
Welcome to Paris Illia Zabarnyi ️ pic.twitter.com/j1xHh1jNky
Bournemouth serviu de montra
Tal como Dean Huijsen, transferido para o Real Madrid neste verão, a troco de 60 milhões de euros, também Illia Zabarnyi aproveitou a passagem pelo Bournemouth para se mostrar ao mundo. O então jovem ucraniano aterrou em terras de Sua Majestade na reta final de janeiro de 2023 e estreou-se em abril, diante do Brighton. Na época seguinte fixou-se como elemento chave do clube inglês e acabaria por arrecadar a distinção de melhor jogador da temporada 2023/24 votado pelos adeptos.
Na temporada passada voltou a ser fundamental e ajudou o Bournemouth a chegar ao nono lugar da Premier League com uma prestação sem igual na história do clube e com recorde a nível de pontos conquistados.
A nível internacional, Illia Zabarny fez a estreia pela principal seleção da Ucraniana com apenas 18 anos a 7 de outubro de 2020 contra França, sendo o segundo mais jovem de sempre da história da Ucrânia a jogar pelo país, apenas atrás de Serhiy Rebrov.
Primeiro título à vista?
Illia Zabarny pode entrar com o pé direito nesta aventura no PSG. O clube onde militam os portugueses Nuno Mendes, João Neves, Vitinha e Gonçalo Ramos defronta, mais logo, o Tottenham na Supertaça Europeia e pode arrecadar um título logo no primeiro jogo oficial da nova temporada 2025/26.
Zabarny não deverá fazer a estreia na noite desta terça-feira, no Estádio Friuli, em Udine, em Itália, num jogo que será dirigido pelo árbitro português João Pinheiro, assistido por Bruno Jesus e Luciano Maia. Tiago Martins será quarto árbitro, enquanto o azeri Elchin Masiyev será o videoárbitro (VAR), auxiliado por Fábio Melo e pelo neerlandês Pol van Boekel.
Leia Também: PSG e Tottenham visam inédito cetro com arbitragem portuguesa