Depois de nas duas únicas presenças nas fases finais em Europeus, a primeira em 2017, nos Países Baixos, e a segunda em 2022, em Inglaterra, não ter ido além da fase de grupos, Portugal inicia na quinta-feira a terceira participação seguida no torneio, desta vez na Suíça, onde as 'navegadoras' vão tentar sobreviver frente às espanholas, atuais campeãs do Mundo.
"Acima de tudo, temos de ser uma equipa competitiva. Sabemos quem está à nossa frente, o nosso contexto e como temos conseguido chegar às fases finais. Amanhã [quinta-feira], teremos de ser altamente competitivos e organizados. Tudo o que for numa fase tão curta é muito importante pontuar. Não é decisivo, mas seria sempre muito bom pontuar", declarou o técnico, durante a conferência de imprensa de antevisão à partida do Grupo B, em Berna.
Contudo, deixou claro que as 'navegadoras' não vão jogar para a igualdade: "Assino fazer um bom jogo, ser competitivo e, se for justo o empate, sim, mas não vamos jogar para o empate".
Apesar dos maus resultados recentes contra a Espanha no Grupo A3 da Liga das Nações, Neto defende que a equipa "não tem de provar nada" e mantém a confiança nas suas jogadoras, que têm de "aproveitar todas as oportunidades".
"[Espanha] é uma equipa dominadora e expõe-se pela forma como ataca, com muitas jogadoras no meio-campo adversário. Coloca muita gente e projeta muito as duas laterais. [A ideia seria] empurrar a Espanha um bocadinho para trás, mas reconhecer o patamar em que estamos. Temos de aproveitar todas as oportunidades. Se for numa transição rápida, assim será", perspetivou.
A média Kika Nazareth, do FC Barcelona, que não joga desde 12 de março e ainda prossegue com a recuperação à rotura do ligamento lateral interno do tornozelo esquerdo, e a avançada Telma Encarnação, que saiu com dores no tornozelo esquerdo no treino de terça-feira, estão em dúvida para o encontro na capital helvética.
"No início do treino, vão estar as duas e vamos ver como se vão sentir", terminou.
Na quinta-feira, Espanha, campeã do Mundo em título, e Portugal defrontam-se no Estádio Wankdorf, em Berna, para a primeira jornada do Grupo B, a partir das 21:00 locais (20:00 em Lisboa), num encontro que será dirigido pela romena Iuliana Demetrescu.
Na segunda-feira, as 'navegadoras' jogam contra a Itália, em Genebra, seguindo-se a Bélgica, no dia 11, em Sion.
Apenas os dois primeiros classificados de cada 'poule' avançam para os quartos de final.
Leia Também: Portuguesas fazem o pleno no surf e estão nos 'oitavos' na África do Sul