O Sporting voltou ontem, terça-feira, aos trabalhos para preparar a nova temporada 2025/26, onde irá querer revalidar o título de campeão nacional da I Liga, alcançando o tricampeonato, que já não acontece desde 1952/53, sendo que essa conquista não veio sozinha, já que alcançaram o inédito tetracampeonato na época seguinte.
O regresso do plantel aos trabalhos surgiu com duas caras novas, de forma oficial, com os reforços já anteriormente confirmados, com Giorgi Kochorashvili e Alisson Santos a marcarem presença em Alcochete.
De recordar que o negócio do médio já foi confirmado à CMVM, mas ainda não foi oficializado pelo clube de Alvalade, ao contrário do extremo brasileiro, que o Sporting já anunciou com as cores dos leões esta segunda-feira, apesar de já se encontrar a treinar com o plantel de Rui Borges há várias semanas.
Iván Fresneda e Giorgi Kochorashvili no treino desta terça-feira do Sporting© Sporting CP
Quem também está de volta aos trabalhos, ainda que pela primeira vez com o técnico de Mirandela, são os regressados Diogo Travassos, Mateo Tanlongo e Rodrigo Ribeiro, que estiveram cedidos por empréstimo na passada temporada ao Estrela da Amadora, Pafos FC e AVS, respetivamente.
Além dos nomes acima referidos, também vários dos habituais jogadores da equipa principal, como Diego Callai, Iván Fresneda, Ricardo Esgaio, Ousmane Diomande, St. Juste, Eduardo Quaresma, Matheus Reis, Hidemasa Morita, Daniel Bragança, João Simões, Eduardo Felicíssimo, Nuno Santos, Geny Catamo e Biel Teixeira, aos quais se juntam os jovens Francisco Silva, David Moreira, Bruno Ramos, Manuel Mendonça, Lucas Anjos e Mauro Couto.
Ausências causam preocupação?
Embora a data de regresso aos trabalhos estivesse fixada no dia 1 de julho, há uma lista de vários atletas que tiveram permissão para não se apresentarem logo na estreia, com algunss dias extra de férias.
São alguns dos elementos mais importantes do plantel do bicampeonato, com Rui Silva, Franco Israel, Zeno Debast, Gonçalo Inácio, Maxi Araújo, Morten Hjulmand, Pote, Geovany Quenda, Francisco Trincão, Conrad Harder e Viktor Gyokeres a serem autorizados a apresentarem mais tarde dado que estiveram ao serviço das respetivas seleções nacionais.
No entanto, nem todas as situações serão iguais, já que há alguma preocupação no ar de que Gyokeres esteja prestes a fazer greve dos treinos do Sporting até ser transferido para outro clube, sendo que o sueco tem preferência pelo Arsenal.
'Novela sueca' tem nova temporada
Com este forcing do nórdico para sair de Alvalade, a possibilidade de existir uma greve por parte do ponta de lança não assusta o presidente leonino, uma vez que continua a ter um contrato para cumprir enquanto estiver de leão ao peito, dado que o Arsenal até já tem outro alvo na mira e ao qual estará disposto a pagar 75 milhões de euros.
"Só existem dois cenários. Um clube respeita o valor digno do Viktor, não o valor da cláusula de rescisão, o Sporting cede nisso, e o Viktor vai cumprir os seus sonhos. A partir desse momento, estamos completamente preparados para atacar o alvo. O segundo cenário: Esse clube não quer, de facto, o Viktor e o Viktor não quer outro projeto. Com três anos de contrato, o Viktor fica no Sporting e nós ficamos muito contentes", avisou o líder dos leões, antes de rematar.
"Estou no Sporting quase há 20 anos, já passei por inúmeros dramas de mercado, isto é uma novela, que vende capas: ameaças, greves... O fecho de mercado é cura para todos os males, por isso jogadores contrariados não é um problema nesta fase. O Viktor ficando, e tem três anos de contrato, ficaremos muito contentes e será sempre um problema para os nossos adversários", finalizou Frederico Varandas.
Ainda assim, na primeira vez em que se pronunciou sobre esta 'novela', Frederico Varandas deixou um recado para o representante de Viktor Gyokeres ao afirmar que ameaças não resultavam consigo.
"Ameaças, chantagem, ofensas, comigo não funcionam. E uma coisa eu posso garantir, o Viktor Gyokeres não sai por 60 mais 10. Não sai porque eu nunca o prometi e este jogo que o agente está a fazer só piora a situação. Até à data de hoje, o Sporting não teve nenhuma proposta pelo Gyokeres, nem este nem o verão passado", iniciou.
"Dadas as exigências que consideramos serem os valores justos do Viktor, eu acredito que o Viktor possa sair, a não ser que tenha o pior agente o mundo, coisa que não acredito, porque é um dos melhores jogadores do mundo", garantiu.
"Não vou dizer o valor, mas posso dizer que foi transmitido ao agente e o jogador sabe. Posso garantir, com a certeza absoluta, que o Viktor não vai sair por 60+10 [milhões de euros]. Isto não é querer ganhar algo negocial. Não sai. Rigorosamente, não sai", concluiu Frederico Varandas.
Renovações são para acelerar
Pedro Gonçalves e Francisco Trincão são dois dos casos vistos com melhores olhos para atingir um acordo para renovar pelo Sporting, uma vez que, apesar de existirem clubes europeus interessados, os jogadores estão felizes no emblema de Alvalade e não têm como objetivo sair neste momento.
Hidemasa Morita ao lado de Ricardo Esgaio no regresso aos trabalhos do Sporting para 25/26© Sporting CP
Quem continua na 'corda bamba' da renovação é Hidemasa Morita, que apesar de se ter apresentado às ordens de Rui Borges no início dos trabalhos para a temporada 25/26, continua sem prolongar o seu vínculo com os leões, sendo que o atual termina no final da próxima época e o Sporting pode vir a arriscar perder o médio japonês a custo zero a partir do mês de janeiro de 2026.
Ousmane Diomande no regresso ao Sporting, depois de uma férias após a conquista da dobradinha© X/Sporting CP
Um dos nomes que também se apresentou esta terça-feira na Academia Cristiano Ronaldo foi Ousmane Diomande. O defesa central poderá estar prestes a sair do Sporting, dado que estará iminente um acordo com o Crystal Palace para rumar a Inglaterra por uma verba a rondar os 55 milhões de euros. O costa-marfinense estará entusiamado e vê a mudança com bons olhos, já que iria jogar na Premier League e receberia um aumento salarial significativo face aos 500 mil euros líquidos por temporada que aufere de momento.
Leia Também: Sporting arranca hoje nova época 2025/26 em busca do tricampeonato