Powered bySolverde
Disclaimer

Os últimos 14 minutos da carreira de Diogo Jota... acabaram em festa

Os últimos 14 minutos da carreira do futebolista Diogo Jota, hoje falecido, aconteceram na Allianz Arena, em Munique, ao serviço da seleção portuguesa e acabaram em festa com a conquista da Liga das Nações.

MUNICH, GERMANY - JUNE 08: Diogo Jota of Portugal poses for a photograph with the UEFA Nations League trophy after his team's victory in the UEFA Nations League 2025 final match between Portugal and Spain at Munich Football Arena on June 08, 2025 in Munic

© Getty Images

Lusa
03/07/2025 13:38 ‧ há 11 horas por Lusa

Desporto

Diogo Jota

Os últimos 14 minutos da carreira do futebolista Diogo Jota, hoje falecido, aconteceram na Allianz Arena, em Munique, ao serviço da seleção portuguesa e acabaram em festa com a conquista da Liga das Nações.

 

Frente a Espanha, na final da competição, o avançado foi lançado pelo selecionador Roberto Martínez aos 106 minutos, já em pleno prolongamento, e, aos 120+1, ainda tentou impedir as grandes penalidades, na última jogada da partida, com um cabeceamento difícil que acabou por falhar o alvo, após cruzamento de Rúben Dias.

No dia 8 de junho, na Baviera, com 65852 adeptos nas bancadas do Allianz Arena, este acabaria por ser o último lance da carreira do jogador nascido em Gondomar.

Depois disso, 'escapou' à marcação das grandes penalidades e festejou efusivamente com os restantes companheiros da seleção após o penálti decisivo de Ruben Neves, que levou à conquista da Liga das Nações, a segunda da história de Portugal.

Com 49 internacionalizações e 14 golos, Diogo Jota finaliza assim de forma precoce, inesperada e trágica a sua página na história da seleção nacional, algo que de certeza iria ter mais folhas e mais histórias para escrever, já que o avançado desaparece com apenas 28 anos e com o estatuto de um dos intocáveis de Martínez.

A marca do jogo 50 por Portugal era algo já garantido e que iria acontecer certamente até final do ano, na fase de qualificação para o Mundial2026.

Mesmo sem conseguir alcançar a titularidade indiscutível, Jota era visto como um jogador determinante e de uma grande utilidade no plantel da seleção nacional, algo que já acontecia anteriormente com Fernando Santos.

As lesões que sofreu durante a carreira também impediram Jota de se despedir com mais internacionalizações.

Na Liga das Nações, que decorreu em Munique e em Estugarda, o avançado bem merecia ter marcado um golo no jogo das meias-finais com a Alemanha (2-1). Em apenas sete minutos em campo, Jota só não festejou, e por duas vezes, devido a intervenções 'gigantes' do guarda-redes germânico Marc-André Ter Stegen.

Por isso, o último golo pela seleção nacional do avançado que atuava no Liverpool aconteceu há pouco mais de um ano, em 8 de junho de 2024, no Estádio Nacional, no Jamor, na derrota por 2-1 com um particular frente à Croácia.

Jota foi lançado após o intervalo e logo num dos primeiros lances da segunda parte só teve de encostar para a baliza croata após arrancada de Nelson Semedo na direita.

Em jogos oficiais, a última vez que o avançado festejou foi a dobrar e numa partida histórica no Algarve. No apuramento para o Euro2024, Portugal goleou o Luxemburgo, por 9-0, naquele que é até hoje a maior vitória da seleção nacional.

Com participações no Euro2020 e no Euro2024, a carreira de Jota na seleção nacional começou também no Estádio Algarve, em novembro de 2019, quando cumpriu sete minutos na goleada sobre a Lituânia (6-0) no caminho para o Europeu de 2020. Fernando Santos era o selecionador.

O primeiro golo apareceu logo à terceira internacionalização, a primeira como titular, na fase de grupos da primeira Liga das Nações, frente à Croácia, no triunfo por 4-1. Em setembro de 2020, no Estádio do Dragão, Jota fez o 2-0, aos 58 minutos.

O futebolista português Diogo Jota, de 28 anos, e o irmão André Silva, de 25, morreram hoje de madrugada, num acidente de viação na A52, em Cernadilla, Zamora, em Espanha.

Diogo Jota era jogador do Liverpool, que representava há cinco épocas e no qual venceu uma Liga inglesa, uma Taça de Inglaterra, duas Taças da Liga e uma Supertaça.

Na seleção portuguesa, Diogo Jota somou 49 internacionalizações, tendo conquistado duas Ligas das Nações.

Depois da formação no Gondomar e no Paços de Ferreira, o avançado representou por uma época o FC Porto, por empréstimo do Atlético de Madrid, sendo depois cedido ao Wolverhampton, no qual esteve três temporadas.

Leia Também: "Há três semanas, tive a honra de entregar a medalha a Diogo Jota..."

Não percas todos os jogos do FIFA Mundial de Clubes grátis na app DAZN. Regista-te em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Morreu Peter Rufai, antigo guarda-redes do Farense

Óbito

Morreu Peter Rufai, antigo guarda-redes do Farense

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3482
2Benfica3480
3FC Porto3471
4Sp. Braga3466
5Santa Clara3457
6Vitória SC3454
7Famalicão3447
8Estoril3446
9Casa Pia3445
10Moreirense3440
11Rio Ave3438
12Arouca3438
13Gil Vicente3434
14C.D. Nacional3434
15Estrela3429
16AVS3427
17Farense3427
18Boavista3424
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Sauber inaugurou base britânica da Audi para a Fórmula 1

Fórmula 1

Sauber inaugurou base britânica da Audi para a Fórmula 1

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas