Fábio Cardoso está de regresso ao FC Porto, após uma época de empréstimo no Al-Ain, emblema dos Emirados Árabes Unidos.
"Muito obrigado ao jogador Fábio Cardoso. Após o fim do empréstimo ao Al Ain, desejamos-lhe tudo de bom na próxima temporada", pode ler-se na curta declaração feita pelo clube nas redes sociais.
Na época 2024/25 o defesa-central português apontou um golo em 29 jogos, tendo ajudado o clube no Mundial de Clubes, nos Estados Unidos. O Al-Ain ficou no terceiro lugar do Grupo, atrás da Juventus e do líder Manchester City. Os marroquinos do Wydad Casablanca foram lanterna-vermelha sem qualquer ponto somado ao fim dos três jogos.
كل الشكر للاعب فابيو كاردوسو، بعد نهاية فترة إعارته للعين، متمنين له كل التوفيق في محطته القادمة 🟣🤝
— نادي العين (@alainfcae) July 3, 2025
Thank You Fabio #فابيو_كاردوسو | #Fabio_Cardoso pic.twitter.com/3dwxvlMcZj
O futuro de Fábio Cardoso, de 31 anos, é agora uma incógnita. O jogador, com contrato até 2026, parece não ter espaço no plantel principal do FC Porto, mas as coisas poderão sofrer uma mudança com a chegada de Francesco Farioli ao comando técnico. O italiano é o sucessor de Martín Anselmi e já está envolvido na construção do plantel 2025/26. À partida, este irá querer dar uma oportunidade a todos os atletas, antes de tomar decisões relativamente a dispensas.
Ao serviço dos azuis e brancos, Fábio Cardoso já conquistou uma Liga portuguesa, uma Taça da Liga e três Taças de Portugal. O internacional luso sub-21, formado no Benfica, já representou o Paços de Ferreira, Vitória SC, Rangers e Santa Clara antes da mudança para o FC Porto em 2021.
Concorrência vai 'apertar'
Entretanto, estará para breve a oficialização de do defesa-central Dominik Prpić junto dos croatas do Hajduk Split a troco de sete milhões de euros. O esquerdino, de 21 anos, juntar-se-á a Gabriel Brás, Néhuen Pérez e Otávio, que são, neste momento, as opções para o eixo defensivo. Recorde-se que Iván Marcano, de 38 anos, saiu do clube e estará prestes, ao que tudo indica, a anunciar o final da carreira.
Leia Também: AVB explica saída de Anselmi do FC Porto: "Exigência e o compromisso..."