Não há espaço para os 'meninos' do Seixal? Bruno Lage 'esquece' formação

Técnico das águias levou oito jovens para o Mundial de Clubes, mas apenas João Veloso teve direito a minutos de utilização. Leandro Santos perdeu espaço no plantel e André Gomes procura um novo desafio face à elevada concorrência e a falta de oportunidades.

CHARLOTTE, NORTH CAROLINA - JUNE 28: SL Benfica Head Coach Bruno Lage (C) talks to his players during the FIFA Club World Cup 2025 round of 16 match between SL Benfica and Chelsea FC at Bank of America Stadium on June 28, 2025 in Charlotte, North Carolina

© Getty Images

Luis Júnior
02/07/2025 07:34 ‧ 02/07/2025 por Luis Júnior

Desporto

Benfica

O Benfica exibe com "orgulho" a aposta na formação, mas a participação no Mundial de Clubes reforçou a ideia que os maiores talentos do Benfica Campus estão longe de ter uma oportunidade real (e sustentada) na equipa principal, nomeadamente desde do regresso de Bruno Lage ao comando técnico das águias.

 

O técnico setubalense, de 49 anos,  contou com 28 jogadores para o novo torneio da FIFA, estando incluídos alguns jovens promovidos da equipa B e sub-23, casos dos guarda-redes Diogo Ferreira e André Gomes, dos defesas Gonçalo Oliveira, Joshua Wynder e Leandro Santos e dos médios João Veloso, Rafael Luís e Diogo Prioste. Deste lote de atletas, apenas João Veloso foi a jogo, alinhando 34 minutos no desafio frente ao Chelsea (1-4), que ditou a eliminação encarnada nos oitavos de final da competição. 

O internacional português sub-20, recorde-se, estreou-se pela equipa principal no desafio com o Tirsense, do quarto escalão do futebol nacional, para a 2.ª mão das meias-finais da Taça de Portugal. Na época 2024/25, João Veloso registou cinco golos e três assistências pela equipa B do clube da Luz, 4.º classificado na última edição da II Liga.

Leandro Santos 'chumbado'

Com a lesão prolongada de Alexander Bah, Bruno Lage anunciou publicamente que Leandro Santos, de 19 anos, era a aposta para a função de lateral-direito. Os cinco jogos realizados não deram confiança ao treinador das águias, que voltou a repetir a receita de Roger Schmidt, colocando Frederik Aursnes na posição.

A permanência de Leandro Santos no plantel principal ficou em causa após o Mundial de clubes, não tendo somado qualquer minuto, nomeadamente no jogo com  a equipa amadora do Auckland City, para a segunda jornada do Grupo C. O jovem jogador deverá continuar a evoluir na equipa B sob o comando de Nélson Veríssimo.

André Gomes quer novo desafio

O guarda-redes, de 20 anos, foi o dono absoluto da baliza da equipa B na época 2024/25 e as suas exibições não deixam dúvidas sobre a sua qualidade. No entanto, este encontra-se 'tapado' por Anatoliy Trubin e Samuel Soares na equipa principal.

Ao que tudo indica, André Gomes pretenderá evoluir fora do Benfica Campus numa equipa que o permita jogar com maior regularidade e num contexto competitivo diferente daquele que tem nas jovens águias. O empréstimo está em cima da mesa, mas o guardião, que fez a estreia frente ao Tirsense, terá de esperar pelo que vai acontecer no mercado de transferências, sobretudo com Samuel Soares, que esteve em bom plano por Portugal no Europeu sub-21.

Bruno Lage já fez saber que quer um Benfica 'diferente' em 2025/26 para atacar os títulos nacionais. O mercado estrangeiro será novamente a prioridade, como é comprovado pela contratação (ainda não oficial) do polivalente lateral Amar Dedic junto do Salzburgo. Tal poderá ser entendido como uma solução para o que não há dentro do Benfica Campus, mas essa teoria poderá cair por terra quando os jovens dominaram todos os escalões de formação.

Recorde-se que em 2018/19, o mesmo Bruno Lage apostou na 'prata da casa', promovendo Florentino Luís, Ferro, João Félix à equipa principal. O resultado traduziu-se na conquista do campeonato nacional.

Título de juvenis do Benfica conclui feito

Título de juvenis do Benfica conclui feito "inédito" e "valida" formação

O Benfica sagrou-se hoje tricampeão nacional de juvenis de futebol, após vencer o FC Porto (2-1), na última jornada do campeonato, no Seixal, tornando-se, pela primeira vez, campeão nacional nos três principais escalões de formação.

Lusa | 15:43 - 15/06/2025

Leia Também: Rui Costa pondera recandidatura após regresso do Benfica dos EUA 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Concerto de Luan Santana no YouTube de Cristiano Ronaldo. E no casamento?

Luan Santana

Concerto de Luan Santana no YouTube de Cristiano Ronaldo. E no casamento?

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting26
2Sp. Braga26
3FC Porto26
4Famalicão26
5Moreirense26
6Benfica13
7Casa Pia23
8Gil Vicente23
9Vitória SC23
10Arouca23
11Rio Ave11
12Estoril21
13Estrela21
14C.D. Nacional21
15AVS20
16Alverca20
17Santa Clara20
18Tondela20
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

"Sobrevivência" é "o mais importante" para a chinesa Nio

carros elétricos

"Sobrevivência" é "o mais importante" para a chinesa Nio

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas