Título de juvenis do Benfica conclui feito "inédito" e "valida" formação

O Benfica sagrou-se hoje tricampeão nacional de juvenis de futebol, após vencer o FC Porto (2-1), na última jornada do campeonato, no Seixal, tornando-se, pela primeira vez, campeão nacional nos três principais escalões de formação.

Pedro Faria, Benfica

© SL Benfica

Lusa
15/06/2025 15:43 ‧ 15/06/2025 por Lusa

Desporto

Benfica

Um feito "inédito" na história do clube, destacou o treinador dos sub-17, Pedro Faria, instantes após o tradicional banho de água gelada dado pelos seus jogadores, que assimilaram da melhor forma o "processo" da formação do clube.

 

"É o culminar de uma época fantástica, que fica na história, também por isso [vencer nos iniciados, juvenis e juniores] e que vai validar o nosso processo. Estamos todos de parabéns, toda a estrutura do Benfica", exultou o técnico tricampeão, que ergueu, pela primeira vez, o troféu dos sub-17, após dois anos consecutivos a celebrar no escalão inferior.

O banho dado pelos seus jogadores "soube bem", admitiu Pedro Faria, no relvado do Benfica Campus, mas "também" o título no final de "uma época muito longa e exigente".

"O escalão sub-17 é muito difícil. É uma gestão muito grande, uma carga emocional muito grande. São 11 meses e acaba por ficar tudo para o último jogo", desabafou o treinador, aludindo ao "apuramento para o Europeu" do escalão, onde Portugal de sagrou recentemente campeão.

Pedro Faria destaca que, 'acima de tudo", há "orgulho" pelo "processo desenvolvido com os miúdos".

"Tivemos momentos fora do normal durante a época, mas esta é uma equipa com um ADN incrível, tanto ofensivamente como defensivamente, e isso deixa-nos muito satisfeitos", exultou.

E o "processo" da formação dos 'encarnados, que Pedro Faria apontou várias vezes, "é o resultado de toda uma estrutura a trabalhar bem ao longo de muitos anos" para cultivar um ADN de competitividade em todos os escalões.

"Nós não somos obrigados a ganhar. Nós temos de ser competitivos e de ter um processo alicerçado nos nossos pressupostos para podermos competir. E isso, sim, é o nosso ADN", resumiu, sem esquecer "o mérito do FC Porto" por ter levado a luta pelo título até aos últimos minutos do campeonato.

É que, na última jornada, o Benfica precisava apenas de empatar para fazer a festa, mas os 'dragões' ainda podiam sair do Seixal com o título, em caso de vitória.

E o FC Porto chegou mesmo a estar na frente do marcador, com um golo de Marco Silva (44 minutos), de cabeça, no seguimento de um pontapé de canto, mas a vantagem durou pouco tempo.

Ainda antes do intervalo, Tomás Soares (45+1) respondeu com forte remate, em arco, à entrada da grande área e, já na segunda parte, José Neto (54) consumou a reviravolta no marcador, na recarga a um livre direto batido por Tomás Soares que o guardião 'azul e branco' não segurou.

Em desvantagem, o FC Porto lutou com todas as forças até ao apito final, momento em que quase todos os jogadores caíram por terra, exaustos e alguns em lágrimas, confortados pelos jogadores do Benfica.

"Alguns são colegas de seleção, é normal estarem a ser confortados, pois são amigos", validou o capitão dos 'encarnados', Miguel Figueiredo.

Para o médio, "ser campeão nos sub-15, sub-17 e sub-19" na mesma época "é história a ser feita" e é isso que os jogadores "procuram continuar a fazer", independentemente dos adversários.

"É claro que o FC Porto é uma grande equipa, mas o nosso pensamento é sempre o de trabalhar mais do que os outros para sermos melhores e é sempre isso que vamos demonstrar dentro do campo", apontou Miguel Figueiredo.

O Benfica sagrou-se hoje tricampeão nacional de futebol de sub-17 (juvenis), ao vencer o FC Porto por 2-1, no Seixal, em encontro da 18.ª e última jornada da fase de apuramento de campeão.

O clube da Luz, que terminou a fase de apuramento de campeão com 47 pontos, contra 44 do Sporting de Braga e 41 do FC Porto, que caiu para terceiro, reforçou a liderança do ranking da prova, com 22 títulos, contra 20 dos 'dragões' e 14 dos 'leões'.

Com este triunfo, os 'encarnados' fizeram o pleno na formação na época 2024/25 - já tinham garantido os títulos de sub-15 (iniciados) e sub-19 (juniores) -, o que nunca tinha acontecido na sua história.

Leia Também: 'Miúdos' também podem ensinar 'graúdos'. Benfica faz história na formação

Leia Também: Benfica 'derruba' FC Porto no Clássico e sagra-se tricampeão de juvenis

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Georgina Rodríguez mostra filhos a assistirem a jogo de Cristiano Ronaldo

Georgina Rodriguez

Georgina Rodríguez mostra filhos a assistirem a jogo de Cristiano Ronaldo

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting26
2Sp. Braga26
3FC Porto26
4Famalicão26
5Moreirense26
6Benfica13
7Casa Pia23
8Gil Vicente23
9Vitória SC23
10Arouca23
11Rio Ave11
12Estoril21
13Estrela21
14C.D. Nacional21
15AVS20
16Alverca20
17Santa Clara20
18Tondela20
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

"Sobrevivência" é "o mais importante" para a chinesa Nio

carros elétricos

"Sobrevivência" é "o mais importante" para a chinesa Nio

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas