Miguel Garcia equipara dérbis Benfica-Sporting separados por 20 anos

 A visita do Sporting ao Benfica no sábado, para a 33.ª e penúltima jornada da I Liga, assemelha-se ao contexto do dérbi que encaminhou o título 'encarnado' na mesma altura em 2004/05, refere o ex-futebolista 'leonino' Miguel Garcia.

Notícia

© Getty Images

Lusa
08/05/2025 08:40 ‧ há 4 horas por Lusa

Desporto

Benfica-Sporting

"Recuando 20 anos, o Sporting também estava na mesma posição [a de líder da prova] e bastava-lhe o empate, mas um lance muito duvidoso acabou por decidir o dérbi e o título. Por vezes, os detalhes num lance de bola parada podem decidir estes jogos", analisou à agência Lusa o ex-defesa direito, de 42 anos, que representou os 'leões' de 2003 a 2007.

 

Em 14 de maio de 2005, também na penúltima ronda do campeonato, os rivais lisboetas chegaram ao dérbi em igualdade na liderança, com 61 pontos, mas o Sporting entrou no Estádio da Luz em vantagem no confronto direto, devido à vitória na primeira volta (2-1).

Os 'leões' poderiam jogar com dois resultados e mantiveram o 'nulo' até aos 83 minutos, quando Petit cobrou um livre e o defesa central brasileiro Luisão se antecipou ao guarda-redes Ricardo para dar a vitória ao Benfica (1-0), indiferente aos protestos do adversário.

O Benfica destacava-se na primeira posição e viria a conquistar o 31.º título de campeão nacional na última jornada, ao empatar no Bessa frente ao Boavista (1-1), cessando um interregno de 11 anos, ao passo que o Sporting ficou logo arredado dessa luta - os golos fora ainda valiam na definição do confronto direto -, e deu início a uma semana dolorosa.

Seguiu-se um desaire em Alvalade frente aos russos do CSKA Moscovo (1-3) na final da Taça UEFA - à qual os 'leões' tinham acedido com um tento decisivo anotado por Miguel Garcia na casa dos neerlandeses do AZ Alkmaar aos 120 minutos da segunda mão das 'meias' -, numa época fechada sem glória e no terceiro posto da I Liga, após uma derrota caseira com o Nacional (2-4), antigo clube do então treinador sportinguista José Peseiro.

"Há muitas semelhanças desse ano para este. O Luisão decidiu e, na minha opinião, em falta. Por vezes, é um herói improvável que resolve, tal como aconteceu no último fim de semana com o [também defesa central] Eduardo Quaresma [autor do golo da reviravolta do Sporting na receção ao Gil Vicente, por 2-1]. Agora, há sempre grandes referências a ter em conta", notou Miguel Garcia, totalista nos três jogos finais dos 'leões' em 2004/05.

No sábado, às 18:00, a equipa treinada por Rui Borges entra na Luz com os mesmos 78 pontos do Benfica, mas em vantagem no confronto direto, após ter triunfado no dérbi em Alvalade (1-0), estando na luta pelo 21.º cetro e o primeiro bicampeonato desde 1953/54.

"Sem dúvida, é o jogo da época. Nesta fase do campeonato, já é decisivo e cada equipa quer muito ganhar e festejar o título no fim de semana. Num dérbi não há favoritos, isto é 50/50. As equipas surgem em excelente forma, têm feito um último terço de I Liga muito consistente e acredito que vão estar na máxima força e a lutar pela vitória", perspetivou.

Uma igualdade leva a decisão do troféu para a última ronda, na qual o Sporting recebe o Vitória de Guimarães, ex-clube do atual técnico 'leonino' Rui Borges, e o Benfica visita o Sporting de Braga, outro dos clubes representados por Miguel Garcia, entre 2010 e 2011.

"Mesmo que o Sporting possa jogar com o empate, acredito que quer ganhar. Se o dérbi estiver empatado na reta final, claro que o Benfica vai apostar as fichas todas, porque o empate não lhe serve e, se terminar empatado, o Sporting será 99% campeão", apontou.

O ex-defesa direito espera uma etapa inicial "na expectativa" e uma segunda parte "mais aberta", com as 'águias' a precisarem de ganhar por dois ou mais tentos para reforçarem logo no sábado o recorde de 38 títulos de campeão nacional, resgatarem o cetro perdido há um ano para o rival de Alvalade e evitarem uma inédita consagração 'leonina' na Luz.

"Os jogadores estão confortáveis ao longo da semana. Existe maior ansiedade no dia do dérbi, mas, depois, depende do que acontecer e poderá haver uma equipa mais nervosa. Se o Sporting for bicampeão, é fenomenal e há que parabenizar a direção pelo excelente trabalho e o plantel", frisou o vencedor de uma Taça de Portugal pelos 'verdes e brancos'.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Gavi 'explode' após eliminação do Barcelona: "Estavam com medo"

Liga dos Campeões

Gavi 'explode' após eliminação do Barcelona: "Estavam com medo"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3278
2Benfica3278
3FC Porto3265
4Sp. Braga3265
5Vitória SC3254
6Santa Clara3251
7Famalicão3244
8Casa Pia3242
9Estoril3242
10Rio Ave3236
11Moreirense3236
12Arouca3234
13C.D. Nacional3233
14Gil Vicente3232
15Estrela3229
16Boavista3224
17AVS3224
18Farense3224
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Pressão a mais nos pneus pode colocá-lo em perigo

Pneu

Pressão a mais nos pneus pode colocá-lo em perigo

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas