Miguel Garcia equipara dérbis Benfica-Sporting separados por 20 anos

 A visita do Sporting ao Benfica no sábado, para a 33.ª e penúltima jornada da I Liga, assemelha-se ao contexto do dérbi que encaminhou o título 'encarnado' na mesma altura em 2004/05, refere o ex-futebolista 'leonino' Miguel Garcia.

LISBON, Portugal:  Lisbon's Brazilian midfielder Rogerio (R) is congratulated by his teammate Portuguese defender Miguel Garcia after scoring the opening goal during the UEFA cup final football match Sporting Lisbon vs CSKA Moscow, 18 May 2005 at the Alva

© Getty Images

Lusa
08/05/2025 08:40 ‧ 08/05/2025 por Lusa

Desporto

Benfica-Sporting

"Recuando 20 anos, o Sporting também estava na mesma posição [a de líder da prova] e bastava-lhe o empate, mas um lance muito duvidoso acabou por decidir o dérbi e o título. Por vezes, os detalhes num lance de bola parada podem decidir estes jogos", analisou à agência Lusa o ex-defesa direito, de 42 anos, que representou os 'leões' de 2003 a 2007.

 

Em 14 de maio de 2005, também na penúltima ronda do campeonato, os rivais lisboetas chegaram ao dérbi em igualdade na liderança, com 61 pontos, mas o Sporting entrou no Estádio da Luz em vantagem no confronto direto, devido à vitória na primeira volta (2-1).

Os 'leões' poderiam jogar com dois resultados e mantiveram o 'nulo' até aos 83 minutos, quando Petit cobrou um livre e o defesa central brasileiro Luisão se antecipou ao guarda-redes Ricardo para dar a vitória ao Benfica (1-0), indiferente aos protestos do adversário.

O Benfica destacava-se na primeira posição e viria a conquistar o 31.º título de campeão nacional na última jornada, ao empatar no Bessa frente ao Boavista (1-1), cessando um interregno de 11 anos, ao passo que o Sporting ficou logo arredado dessa luta - os golos fora ainda valiam na definição do confronto direto -, e deu início a uma semana dolorosa.

Seguiu-se um desaire em Alvalade frente aos russos do CSKA Moscovo (1-3) na final da Taça UEFA - à qual os 'leões' tinham acedido com um tento decisivo anotado por Miguel Garcia na casa dos neerlandeses do AZ Alkmaar aos 120 minutos da segunda mão das 'meias' -, numa época fechada sem glória e no terceiro posto da I Liga, após uma derrota caseira com o Nacional (2-4), antigo clube do então treinador sportinguista José Peseiro.

"Há muitas semelhanças desse ano para este. O Luisão decidiu e, na minha opinião, em falta. Por vezes, é um herói improvável que resolve, tal como aconteceu no último fim de semana com o [também defesa central] Eduardo Quaresma [autor do golo da reviravolta do Sporting na receção ao Gil Vicente, por 2-1]. Agora, há sempre grandes referências a ter em conta", notou Miguel Garcia, totalista nos três jogos finais dos 'leões' em 2004/05.

No sábado, às 18:00, a equipa treinada por Rui Borges entra na Luz com os mesmos 78 pontos do Benfica, mas em vantagem no confronto direto, após ter triunfado no dérbi em Alvalade (1-0), estando na luta pelo 21.º cetro e o primeiro bicampeonato desde 1953/54.

"Sem dúvida, é o jogo da época. Nesta fase do campeonato, já é decisivo e cada equipa quer muito ganhar e festejar o título no fim de semana. Num dérbi não há favoritos, isto é 50/50. As equipas surgem em excelente forma, têm feito um último terço de I Liga muito consistente e acredito que vão estar na máxima força e a lutar pela vitória", perspetivou.

Uma igualdade leva a decisão do troféu para a última ronda, na qual o Sporting recebe o Vitória de Guimarães, ex-clube do atual técnico 'leonino' Rui Borges, e o Benfica visita o Sporting de Braga, outro dos clubes representados por Miguel Garcia, entre 2010 e 2011.

"Mesmo que o Sporting possa jogar com o empate, acredito que quer ganhar. Se o dérbi estiver empatado na reta final, claro que o Benfica vai apostar as fichas todas, porque o empate não lhe serve e, se terminar empatado, o Sporting será 99% campeão", apontou.

O ex-defesa direito espera uma etapa inicial "na expectativa" e uma segunda parte "mais aberta", com as 'águias' a precisarem de ganhar por dois ou mais tentos para reforçarem logo no sábado o recorde de 38 títulos de campeão nacional, resgatarem o cetro perdido há um ano para o rival de Alvalade e evitarem uma inédita consagração 'leonina' na Luz.

"Os jogadores estão confortáveis ao longo da semana. Existe maior ansiedade no dia do dérbi, mas, depois, depende do que acontecer e poderá haver uma equipa mais nervosa. Se o Sporting for bicampeão, é fenomenal e há que parabenizar a direção pelo excelente trabalho e o plantel", frisou o vencedor de uma Taça de Portugal pelos 'verdes e brancos'.

Não percas todos os jogos do FIFA Mundial de Clubes grátis na app DAZN. Regista-te em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Família Conceição defendida no FC Porto: "A estupidez devia ter limites"

Nuno Lobo

Família Conceição defendida no FC Porto: "A estupidez devia ter limites"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Renault Rafale Presidencial. O novo carro oficial do presidente francês

Emmanuel Macron

Renault Rafale Presidencial. O novo carro oficial do presidente francês

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas