Fórmula 06/07 agita dérbi da Invicta. O que separa Boavista e FC Porto?

Axadrezados e dragões lutam por objetivos distintos onde só a vitória importa.

PORTO, PORTUGAL - DECEMBER 28: Rodrigo Mora of FC Porto and Sebastian Perez of Boavista FC battle for the ball during the Liga Portugal Betclic match between FC Porto and Boavista FC at Estadio do Dragao on December 28, 2024 in Porto, Portugal. (Photo by

© Getty Images

Davide Rodrigues Araújo
08/05/2025 06:43 ‧ 08/05/2025 por Davide Rodrigues Araújo

Desporto

I Liga

FC Porto e Boavista encontram-se, este domingo, com objetivos muito díspares na I Liga, mas com a mesma vontade frente a frente, no Estádio do Bessa, numa partida a contar para a 33.ª e penúltima jornada do campeonato.

 

Os dragões continuam na luta pelo pódio, estando 'taco a taco' com o Sporting de Braga em igualdade pontual com 65 pontos para os terceiro e quarto classificados.

Já os boavisteiros temem pela sua continuidade na I Liga, estando com 24 pontos, os mesmos que Farense e AVS, mas tendo a vantagem nos confrontos diretos com ambas as equipas.

Histórico não favorece os axadrezados

Temos de recuar até à temporada 2006/07 para encontrar o último jogo em que o Boavista venceu o FC Porto, curiosamente no Estádio do Bessa, com golos de Ricardo Silva e Zé Manuel.

Desde então, seguiram-se 24 partidas em que os azuis e brancos não conheceram o sabor da derrota diante das panteras negras, com um total de 20 vitórias e quatro empates, somando 55 golos marcados e seis sofridos.

A 'boa notícia' para o conjunto de Stuart Baxter é que, no passado recente, o clube da cidade Invicta já sabe o que é pontuar frente aos dragões no dérbi. Decorria a temporada 2023/24 quando um empate a uma bola colocava os boavisteiros no 11.º lugar da tabela, uma posição muito mais confortável que a atual.

Na primeira volta, Samu e Mora decidiram

Uma vitória por quatro golos (4-0) foi o resultado do encontro para entre as duas equipas do distrito do Porto quando se defrontaram a 28 de dezembro. Aí, resolveram Samu e Rodrigo Mora, com um bis do avançado espanhol e um golo e assistência do português. Nico González, que já saiu rumo ao Manchester City, em janeiro, também contribuiu para a festa.

O momento em que ocorreu o jogo no Estádio do Dragão na primeira volta da I Liga é bastante diferente do atual. Neste momento, o Boavista está moralizado para sobreviver na elite do futebol português, enquanto que o FC Porto não vive o melhor ambiente, devido a processos disciplinares a vários jogadores. Domingo, joga-se o 152.º dérbi da Invicta onde várias decisões podem ganhar forma.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Mattia Debertolis morre após desmaiar em prova de orientação nos Mundiais

Óbito

Mattia Debertolis morre após desmaiar em prova de orientação nos Mundiais

Liga portuguesa

ClubeJPts
1FC Porto13
2Famalicão13
3Sp. Braga13
4Arouca13
5Gil Vicente13
6Sporting13
7Moreirense13
8Estoril11
9Estrela11
10Benfica00
11Rio Ave00
12Alverca10
13AVS10
14C.D. Nacional10
15Casa Pia10
16Santa Clara10
17Tondela10
18Vitória SC10
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Courtois com equipa na F1? "É difícil, mas objetivo é subir à F3 e à F2"

Real Madrid

Courtois com equipa na F1? "É difícil, mas objetivo é subir à F3 e à F2"

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas