Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

A 'era Bento' descrita em números

Paulo Bento, soube-se ontem, deixou a seleção nacional depois de 45 jogos à frente dos destinos da equipa das quinas. Entre pontos altos e baixos, interessa destacar alguns números da passagem do técnico que levou Portugal a dois campeonatos europeus e a um mundial.

A 'era Bento' descrita em números
Notícias ao Minuto

07:40 - 12/09/14 por Notícias Ao Minuto

Desporto Ex-selecionador

O selecionador nacional Paulo Bento abandonou ontem o cargo que ocupou durante quase quatro anos. No momento da despedida deixa a seleção como o terceiro selecionador com mais jogos disputados pela seleção, um total de 45, apenas atrás de Luiz Felipe Scolari (74) e Carlos Queiroz (49).

No balanço final, o treinador português de 45 anos, sai do comando técnico de Portugal depois de uma histórica derrota com a Albânia, por 0-1, no primeiro jogo a disputar depois do Mundial de 2014, no Brasil, mas também na partida inaugural do apuramento para o campeonato da Europa de 2016.

A derrota de há poucos dias veio, porém, confirmar uma tendência: Bento é, desde a década de 90, segundo o site de estatística zerozero.pt, o treinador com maior percentagem de derrotas, somando 9, ou seja quase 20% dos jogos disputados.

Assim, nos 45 jogos em que orientou a equipa lusa, o ex-técnico do Sporting conta com 24 vitórias, 12 empates e 9 derrotas, o que dá uma baixa percentagem de triunfos, que pouco passa dos 50%.

No que toca a golos marcados e sofridos, Paulo Bento deixa as contas um pouco mais acertadas, mesmo assim somando algumas derrotas expressivas, o que faz com que no final a marca se fixe em 86 golos marcados e 46 golos sofridos.

Com a renovação em marcha, que avançou após uma ‘desastrosa’ presença no mundial, onde Portugal não passou da fase de grupos (derrota com a Alemanha, empate com os Estados Unidos e vitória sobre o Gana), será de referir que quando se diz que a seleção está carenciada de caras novas isso poderá nem corresponder bem à verdade.

É que o antigo técnico da seleção nacional estreou 23 caras novas, a saber, Paulo Machado, Rúben Micael, André Santos, Nélson Oliveira, Miguel Lopes, Custódio, Éder, Hélder Barbosa, Pizzi, Vieirinha, Luís Neto, Sereno, André Martins, Licá, André Almeida, Josué, William Carvalho, Rafa, Ivan Cavaleiro, André Gomes e Ricardo Horta.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório