Meteorologia

  • 14 JUNHO 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 26º

Festa portuguesa em Atenas. Olympiacos conquista a Liga Conferência

El Kaabi marcou o único golo do encontro e entregou o primeiro título europeu aos gregos. Podence, André Horta, David Carmo, Chiquinho, Rúben Vezo, Jovane Cabral e Gelson Martins fizeram a festa perante a Fiorentina, que voltou a perder final da Liga Conferência um ano depois.

Festa portuguesa em Atenas. Olympiacos conquista a Liga Conferência
Notícias ao Minuto

22:40 - 29/05/24 por Notícias ao Minuto

Desporto Liga Conferência Europa

Festa com sorrisos portugueses na Grécia. O Olympiacos conquistou, esta quarta-feira, a terceira edição da Liga Conferência Europa, ao vencer a Fiorentina, por 1-0, numa final de competição que contou com arbitragem do português Artur Soares Dias.

Num duelo que teve lugar na cidade grega de Atenas, os portugueses David Carmo, Daniel Podence e Chiquinho foram titulares na formação de Pireu que procurava o primeiro título europeu. Já os italianos tinham na mente esquecer a derrota na última final da Liga Conferência Europa, frente aos ingleses do West Ham, e somar o seu segundo título europeu.

Mas ninguém quis marcar golos no o Estádio Agia Sophia na etapa inicial. A primeira parte desta final entre Olympiacos e Fiorentina foi temperada com grande dose de equilíbrio, ainda que os italianos tenham criado mais ocasiões de perigo. A formação de Vincenzo Italiano marcou mesmo aos oito minutos, mas Artur Soares Dias anulou o lance por fora de jogo.

Depois de 45 minutos sem golos na Grécia, a segunda parte foi diferente… para pior. A etapa complementar foi muito mais combativa e não tão bem jogada, com as duas equipas a acumularem muito poucas oportunidades de golo. Foi sem surpresas, por isso, que o encontro seguiu para 30 minutos de prolongamento.

Neste tempo extra, o cansaço físico apoderou-se das equipas que optaram por recuar linhas e jogarem mais à defesa, sob pena de sofrerem um golo que pudesse ser fatal. Mas a verdade é que houve mesmo golo para gáudio dos portugueses do Olympiacos. El Kaabi marcou à beira do fim e 'rebentou' uma festa vermelha e branca no relvado. Apesar deste 'golpe' tardio, a Fiorentina pressionou à procura do empate e ainda provocou um calafrio a Tzolakis. Contudo, a vitória foi mesmo para o Olympiacos.

O conjunto grego, onde pontificam os portugueses Podence, André Horta, David Carmo, Chiquinho, Rúben Vezo, Jovane Cabral e Gelson Martins, fez história e conquistou o seu primeiro título europeu. Já a Fiorentina volta a perder uma final da Liga Conferência.

Equipas iniciais

Olympiacos: Tzolakis, Rodinei, Retsos, David Carmo, Ortega, Chiquinho, Iborra, Hezze, Daniel Podence, El Kaabi e Fortounis.

Suplentes: Paschalakis, Papadoudis, André Horta, El-Arabi, Alexandropoulos, Quini, Masouras, João Carvalho, Jovetic, Richards, Apostolopoulos, Ntoi.

Fiorentina: Terracciano, Dodô, Milenkovic, Martínez Quarta, Biraghi, Bonaventura, Arthur, Mandragora, Nico Gonzalez, Belotti e Kouamé.

Suplentes: Christensen, Lopez, Beltran, Ikone, Ranieri, Nzola, Infantino, Faraoni, Duncan, Kayode, Parisi, Barak.

Antevisão

Olympiacos e Fiorentina disputam a final Liga Conferência Europa, na noite desta quarta-feira, numa partida que será arbitrada pelo português Artur Soares Dias. E tudo acontecerá no estádio OPAP Arena, em Atenas.

De um lado, os gregos, que contam no plantem com os portugueses David Carmo, Rúben Vezo, Chiquinho, João Carvalho, André Horta, Daniel Podence e Gelson Martins, procuram o primeiro troféu continental.

Por outro lado, a Fiorentina, que conta no palmarés com a conquista da extinta Taça dos Vencedores de Taças, em 1960/61, vai tentar redimir-se do falhanço da época passada. Na anterior final da Liga Conferência Europa, a formação de Vincenzo Italiano perdeu frente aos ingleses do West Ham, por 2-1.

Esta será também a quinta final europeia de clubes com árbitros portugueses, depois de António Garrido e Pedro Proença terem dirigido os jogos decisivos da Liga dos Campeões de 1979/80 e 2011/12, respetivamente, e de Vítor Pereira ter arbitrado a final da Taça UEFA de 2001/02 e da Supertaça Europeia de 2001.

A final da terceira edição da Liga Conferência Europa, tem início marcado para as 20h00 (hora de Portugal Continental), em Atenas, será dirigida por Artur Soares Dias, e poderá acompanhá-la, em direto, através da página do Desporto ao Minuto.

Leia Também: Artur Soares Dias: "Trabalhei 28 anos para chegar a uma final como esta"

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório