Meteorologia

  • 22 JUNHO 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 27º

Artur Soares Dias: "Trabalhei 28 anos para chegar a uma final como esta"

Juiz português vai apitar a final da Liga Conferência Europa.

Artur Soares Dias: "Trabalhei 28 anos para chegar a uma final como esta"
Notícias ao Minuto

20:00 - 27/05/24 por Notícias ao Minuto

Desporto Arbitragem

Artur Soares Dias concedeu, esta segunda-feira, uma entrevista ao site oficial da UEFA, na qual falou sobre o facto de ir arbitrar a final da Liga Conferência Europa entre Olympiacos e a Fiorentina, que se realiza na noite de quarta-feira.

O juiz portuense de 44 anos não esconde a felicidade por ter sido escolhido, ele que é o mais recente árbitro luso a estar numa final europeia, depois de Pedro Proença ter arbitrado a final da Liga dos Campeões em 2012.

"Trabalhei durante 28 anos para chegar a uma final importante como esta – ser árbitro é o mesmo que ser jogador, uma final é uma final e todos queremos estar lá. Foi um telefonema inacreditável de receber, porque trabalhamos muito para chegar a esse nível. A minha reação foi uma mistura de nervosismo, responsabilidade, honra e sentimento de realização de um sonho. Claro que depois de se assimilar a notícia é preciso foco, como em qualquer jogo, por é preciso estar em forma e pronto, psicologicamente, calmo e tranquilo", frisou Artur Soares Dias.

"A primeira pessoa a quem liguei quando soube da notícia foi à minha mãe, porque é um momento para recordar o meu pai e os conselhos que ele me deu. Ele foi uma das razões pelas quais quis ser árbitro e tenho a certeza de que ele está muito orgulhoso de mim, olhando para este feito", apontou ainda o juiz portuense.

"É muito importante sublinhar que esta conquista não é só minha. Há uma grande equipa atrás de mim que trabalha comigo para chegar a este nível. Existem os meus árbitros assistentes, claro, mas também os quartos-árbitros, os VARs, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e o Comité de Arbitragem. E ainda os nossos fisioterapeutas, por exemplo. Todas essas pessoas me ajudaram a chegar a esta final, pelo que este sucesso é de muita gente, não apenas meu", finalizou.

Leia Também: Olympiacos e Fiorentina decidem Liga Conferência com arbitragem lusa

Leia Também: Pedro Proença assiste à final para "torcer" pelo árbitro Soares Dias

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório