O Real Madrid confirmou, esta terça-feira, a passagem aos quartos de final do Mundial de Clubes, ao vencer, por 1-0, a Juventus, no Estádio Hard Rock, em Miami.
A história do jogo podia ter sido muito diferente se a formação italiana tivesse inaugurado o marcador ao minuto 6. Kenan Yıldız isolou Kolo Muani na profundidade, mas o avançado francês 'assustou-se' com a saída de Thibaut Courtois da baliza e o chapéu sair por cima da barra.
Depois de uma difícil meia hora inicial, os merengues acertaram as marcações, mas o lance de maior perigo apareceu apenas no tempo da compensação. Aos 45'+1, o guarda-redes Di Gregorio ficou com as mãos a arder, após um potente disparo de Fede Valverde à entrada da área.
O intervalo fez bem aos comandados de Xabi Alonso e a segunda parte reservou a melhor versão dos vice-campeões espanhóis em contraste. O golo apareceu à passagem do minuto 54, numa jogada que envolveu duas das novas caras do plantel. Trent Alexander-Arnold tirou um cruzamento perfeito para a cabeçada certeira de Gonzalo García, que continua a demonstrar créditos na frente de ataque. Foi o terceiro golo do jovem avançado, de 21 anos, na competição.
Ainda assim, o espanhol acabou por ceder o lugar à grande estrela da companhia 'blanca': Kylian Mbappé. O Bota de Ouro francês fez (finalmente) a estreia no Mundial de Clubes, embora seja notório a pouca disponibilidade física do atleta, ainda a recuperar de uma gastroenterite aguda.
A segunda parte teve uma equipa bianconeri com pouca capacidade ofensiva e Francisco Conceição, que alinhou de início, não conseguiu evidenciar as suas qualidades. A Juventus juntou-se, assim, ao Inter no lote de equipas italianas já eliminadas na competição.
Por sua vez, o Real Madrid, vencedor do antigo formato do Mundial de Clubes por cinco vezes, aguarda agora o vencedor do Borussia Dortmund-Monterrey, que terá lugar na madrugada de terça para quarta-feira, a partir das 2 da manhã (horário de Portugal Continental). O encontro encerra esta etapa dos oitavos de final.
Na próxima fase estão agendados os seguintes jogos: Fluminense-Al Hilal, Palmeiras-Chelsea e PSG-Bayern Munique.
Leia Também: Rui Borges projeta Sporting-Benfica: "Temos 30 dias para acelerar"