Meteorologia

  • 14 JUNHO 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 26º

Olympiacos e Fiorentina decidem Liga Conferência com arbitragem lusa

Olympiacos e Fiorentina disputam na quarta-feira a final Liga Conferência Europa de futebol, arbitrada pelo português Artur Soares Dias, na qual os gregos procuram o primeiro troféu continental e os italianos redimir-se do falhanço da época passada.

Olympiacos e Fiorentina decidem Liga Conferência com arbitragem lusa
Notícias ao Minuto

08:59 - 27/05/24 por Lusa

Desporto Liga Conferência

A equipa na qual alinham os portugueses David Carmo, Rúben Vezo, Chiquinho, João Carvalho, André Horta, Daniel Podence e Gelson Martins só precisa de se deslocar alguns quilómetros em Atenas para discutir o troféu da terceira prova europeia de clubes da época 2023/24, mas num estádio que será pouco do seu agrado, pertencente ao rival AEK.

O Olympiacos, que já foi treinado nesta temporada pelo português Carlos Carvalhal, durante dois breves meses, nunca tinha chegado tão longe nas provas da UEFA, tornando-se mesmo apenas a segunda equipa grega a atingir a final, depois do Panathinaikos, em 1970/71, na antecessora da Liga dos Campeões, perdida para o Ajax, por 2-0.

A equipa orientada pelo espanhol José Luis Mendilibar vai procurar seguir o exemplo dos escalões de formação, uma vez que os jovens 'thrylos' conquistaram a Youth League há um mês, ao vencerem por 3-0 na final os italianos do AC Milan, que tinham eliminado o FC Porto nas 'meias'.

A Fiorentina apresenta um histórico mais extenso nas competições europeias, ainda que, das cinco vezes em que atingiu o jogo decisivo, apenas em uma conseguiu erguer o troféu, na época 1960/61, ao impor-se aos escoceses do Glasgow Rangers na edição inaugural da extinta Taça dos Vencedores de Taças.

O mais recente insucesso da formação treinada por Vincenzo Italiano aconteceu há um ano, precisamente nesta prova, frente aos ingleses do West Ham, que se impuseram por 2-1 na final disputada em Praga, graças a um golo marcado aos 90 minutos por Jarrod Bowen.

Atual oitava classificada na Liga italiana, a Fiorentina venceu com relativa facilidade o Grupo F da Liga Conferência Europa, mas sentiu mais dificuldades nos oitavos de final, ante o Maccabi Haifa (4-3 e 1-1), nos 'quartos', com Plzen (0-0 e 2-0, após prolongamento), e nas 'meias, frente ao Club Brugge (3-2 e 1-1).

O Olympiacos, que terminou o campeonato grego no terceiro lugar, começou a campanha europeia na Liga Europa, mas o terceiro lugar no Grupo A relegou os helénicos para o play-off da terceira prova continental, no qual afastou o Ferencváros com dois triunfos por 1-0.

Nos oitavos de final, protagonizou uma das eliminatórias mais sensacionais da temporada, ao golear o Maccabi Tel Aviv por 6-1, após prolongamento, depois de ter perdido em casa por 4-1. Nos 'quartos', apenas se apurou no desempate por grandes penalidades frente ao Fenerbahçe (3-2 e 0-1), mas, nas 'meias', bateu com inesperada facilidade o Aston Villa, por 4-2 e 2-0.

A final da terceira edição da Liga Conferência Europa, cujo primeiro troféu foi conquistado pela Roma, sob o comando do treinador português José Mourinho, tem início marcado para as 20:00 (hora de Lisboa), em Atenas, e será dirigida por Artur Soares Dias.

Esta será a quinta final europeia de clubes com árbitros portugueses, depois de António Garrido e Pedro Proença terem dirigido os jogos decisivos da Liga dos Campeões de 1979/80 e 2011/12, respetivamente, e de Vítor Pereira ter arbitrado a final da Taça UEFA de 2001/02 e da Supertaça Europeia de 2001.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório