A seleção feminina de Portugal ficou com tarefa muito difícil para seguir na Liga das Nações feminina. As navegadoras perderam por 4-0, esta sexta-feira, na visita à Noruega e estão mais longe dos lugares de manutenção na Liga A. Ada Hegerberg foi a estrela do jogo.
Num encontro a contar para a quinta e penúltima jornada do Grupo A2, que foi disputado sob o frio gélido de Oslo, as navegadoras viram o pesadelo começar logo aos três minutos. Servida por Marit Lund, Ada Hegerberg, eleita melhor jogadora do mundo em 2018, abriu a contagem com um bom cabeceamento, sem hipótese para Inês Pereira.
Cinco minutos depois, Carole Costa colocou a mão na bola dentro da área e a árbitra da partida não teve dúvidas em assinalar uma grande penalidade. Inês Pereira ainda adivinhou o lado, mas Hegerberg não permitiu defesa e bisou na partida.
Se a tarefa da equipa comandada por Francisco Neto não era fácil com esta desvantagem, pior ficou quando, aos 28 minutos, Jéssica Silva saiu lesionada, aparentemente nos gémeos. A avançada do Benfica foi substituída pela regressada Ana Dias, do Zenit.
Já no decorrer do segundo tempo, aos 50 minutos, a Noruega marcou o terceiro. Frida Leonhardsen Maanum, que parecia em posição irregular, cruzou rasteiro para a área das navegadoras. Elisabeth Terland rematou para defesa de Inês Pereira, mas a guardiã já não conteve a recarga de Hegerberg, que assinou o hattrick.
A goleada da seleção nórdica ficou selada já em tempo de descontos. Haug assinou o 4-0 aos 90+4', numa altura em que a equipa lusa já só esperava o apito final. A equipa das quinas bem tentou reagir, mas pouco conseguiu incomodar Aurora Mikalsen
Feitas as contas, a seleção nacional feminina caiu para a quarta e última posição do Grupo A2, com três pontos, e ficou praticamente despromovida à Liga das Nações B. Para evitar este cenário, Portugal terá de vencer a líder França, na terça-feira, em Leiria, e esperar que as norueguesas, terceiras e em posição de playoff, com cinco pontos, percam no mesmo dia frente à Áustria, segunda colocada.
[Notícia atualizada às 20h15]