Meteorologia

  • 18 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 20º

"Se as autoridades fizerem o seu trabalho, Djokovic deverá ser suspenso"

O antigo ciclista e diretor do Groupama-FDJ apelou, em declarações à RMC Sport, para que o sérvio fosse punido por ter faltado a um teste antidoping antes de um jogo da Taça Davis.

"Se as autoridades fizerem o seu trabalho, Djokovic deverá ser suspenso"
Notícias ao Minuto

09:54 - 30/11/23 por Notícias ao Minuto

Desporto Madiot

O episódio de Novak Djokovic durante a final da Taça Davis, em Málaga, quando se recusou a submeter a um teste antidoping antes do seu encontro com Cameron Norrie, continua a causar agitação no mundo do desporto.

Um dos últimos a pronunciar-se sobre o comportamento do sérvio foi o antigo ciclista e atual diretor do Groupama-FDJ Marc Madiot que, em declarações à RMC Sport, criticou a atitude do número 1 do mundo e considera que este deve ser sancionado.

Madiot explicou como funciona a rotina dos agentes antidopagem durante os jogos. "Quando temos um controlo antidoping e sabemos disso, temos alguém que nos segue durante todo o dia: quando nos preparamos para o jogo, durante todo o jogo. Assim que saímos do court, ele segue-nos até aos balneários ou até onde vamos tomar banho. E se não fores à casa de banho, ele segue-te diretamente para a sala de imprensa até fazeres o teste antidoping. Não vejo qual é a diferença entre fazer o teste antidoping antes ou depois".

Madiot justifica a presença de agentes antidopagem afirmando que há produtos que têm um prazo de validade limitado e são eliminados durante a competição. "Há vários produtos dopantes que são detectáveis num período de tempo muito limitado. Se não se fizer o teste antes do início da competição, o tempo do jogo permite a eliminação dos vestígios do agente dopante. A deteção é possível durante um período de tempo limitado e é essa a razão pela qual foram introduzidos os testes antes do jogo. É surreal que sejamos avisados porque deixaria de ser um teste surpresa!"

Por isso, Madiot considera que Djokovic deve ser sancionado e faz uma comparação com o que acontece no ciclismo, onde a falta a um controlo antidoping é considerada um positivo e, portanto, uma sanção. "Eles têm o direito de fazer testes antes e depois de uma competição. Djokovic recusou-se a ser testado antes do jogo. Se o organismo antidoping fizer o seu trabalho, Djokovic deve ser suspenso. Recusou-se a ser testado antes de um jogo e foi testado depois. No ciclismo, testam-nos e, se recusarmos, é positivo e, se for positivo, somos sancionados. Não se tem o direito de faltar a um teste, é essa a regra".

Leia Também: ITIA confirma que Djokovic não recusou fazer teste antidoping

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório