Powered bySolverde
Disclaimer

"Se as autoridades fizerem o seu trabalho, Djokovic deverá ser suspenso"

O antigo ciclista e diretor do Groupama-FDJ apelou, em declarações à RMC Sport, para que o sérvio fosse punido por ter faltado a um teste antidoping antes de um jogo da Taça Davis.

Davis Cup Final - Italy v Serbia Semi-Final

© Getty Images

Notícias ao Minuto
30/11/2023 09:54 ‧ 30/11/2023 por Notícias ao Minuto

Desporto

Madiot

O episódio de Novak Djokovic durante a final da Taça Davis, em Málaga, quando se recusou a submeter a um teste antidoping antes do seu encontro com Cameron Norrie, continua a causar agitação no mundo do desporto.

Um dos últimos a pronunciar-se sobre o comportamento do sérvio foi o antigo ciclista e atual diretor do Groupama-FDJ Marc Madiot que, em declarações à RMC Sport, criticou a atitude do número 1 do mundo e considera que este deve ser sancionado.

Madiot explicou como funciona a rotina dos agentes antidopagem durante os jogos. "Quando temos um controlo antidoping e sabemos disso, temos alguém que nos segue durante todo o dia: quando nos preparamos para o jogo, durante todo o jogo. Assim que saímos do court, ele segue-nos até aos balneários ou até onde vamos tomar banho. E se não fores à casa de banho, ele segue-te diretamente para a sala de imprensa até fazeres o teste antidoping. Não vejo qual é a diferença entre fazer o teste antidoping antes ou depois".

Madiot justifica a presença de agentes antidopagem afirmando que há produtos que têm um prazo de validade limitado e são eliminados durante a competição. "Há vários produtos dopantes que são detectáveis num período de tempo muito limitado. Se não se fizer o teste antes do início da competição, o tempo do jogo permite a eliminação dos vestígios do agente dopante. A deteção é possível durante um período de tempo limitado e é essa a razão pela qual foram introduzidos os testes antes do jogo. É surreal que sejamos avisados porque deixaria de ser um teste surpresa!"

Por isso, Madiot considera que Djokovic deve ser sancionado e faz uma comparação com o que acontece no ciclismo, onde a falta a um controlo antidoping é considerada um positivo e, portanto, uma sanção. "Eles têm o direito de fazer testes antes e depois de uma competição. Djokovic recusou-se a ser testado antes do jogo. Se o organismo antidoping fizer o seu trabalho, Djokovic deve ser suspenso. Recusou-se a ser testado antes de um jogo e foi testado depois. No ciclismo, testam-nos e, se recusarmos, é positivo e, se for positivo, somos sancionados. Não se tem o direito de faltar a um teste, é essa a regra".

Leia Também: ITIA confirma que Djokovic não recusou fazer teste antidoping

Não percas todos os jogos do FIFA Mundial de Clubes grátis na app DAZN. Regista-te em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Farpa? João Neves foi expulso pela 1.ª vez e Chelsea reagiu desta forma

Mundial de Clubes

Farpa? João Neves foi expulso pela 1.ª vez e Chelsea reagiu desta forma

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

EUA esclarecem que tarifas sobre UE e México não se aplicam a automóveis

Tarifas

EUA esclarecem que tarifas sobre UE e México não se aplicam a automóveis

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas