Meteorologia

  • 14 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 14º MÁX 19º

"Eu também pensei em suicidar-me. Falar destes temas salvou-me a vida"

"Em 2014, tive a segunda depressão. Não queria estar vivo. Não comia, não bebia, fui para um centro de recuperação", frisou Michael Phelps, o melhor nadador de todos os tempos.

"Eu também pensei em suicidar-me. Falar destes temas salvou-me a vida"
Notícias ao Minuto

18:22 - 15/11/23 por Notícias ao Minuto

Desporto Michael Phelps

Michael Phelps, vencedor de 28 medalhas nos Jogos Olímpicos (23 de ouro, três de prata e duas de bronze) foi uma das grandes atrações do World Business Forum, esta quarta-feira, em Madrid, onde o norte-americano ofereceu ao público reflexões sobre a importância da saúde mental, para além de passar em revista uma carreira cheia de luzes e sombras.

"Quando era miúdo, treinava com outros miúdos oito anos mais velhos do que eu. Era estranho, mas eu gostava de o fazer. Sempre gostei de nadar, apesar de ser um desporto bastante solitário. Não se pode falar com ninguém, não se pode ouvir música.... Somos só nós e nós próprios. Não podemos falar uns com os outros...", disse alguém cujos problemas de saúde mental começaram em 2004.

"Nesse ano, já tinha tido uma depressão sazonal. Depois, em 2014, tive a segunda depressão. Não queria estar vivo. Não comia, não bebia, fui para um centro de recuperação. Estava a lutar pela minha vida mais do que as pessoas podem imaginar. Nesses momentos, quando estava mal, batia em mim próprio porque pensava 'não estou a fazer o meu trabalho'", contou, em declarações reproduzidas pelo diário Marca.

A situação complicada que viveu levou-o a entrar num centro de reabilitação: "Enviei uma mensagem à minha mãe antes de entrar, disse-lhe que estava assustado e que não sabia o que fazer. Não obtive resposta. Entrei no centro e quase não falei com ninguém. Demorei vários dias. No terceiro dia, comecei a relacionar-me mais".

Felizmente, agora consegue lembrar-se de tudo ao pormenor. "Sinto-me confortável, mas sei que há muitas pessoas que têm problemas de saúde mental. Uma em cada quatro pessoas tem um problema de saúde mental e não fala sobre isso. Se todos falássemos sobre o assunto, seria normalizado. Claro que, com a pandemia, tudo isto evoluiu. Se alguém se sente sozinho, como aconteceu durante a pandemia, é bom partilhar as emoções. Ao partilharmos o que nos acontece e os nossos sentimentos, podemos ajudar-nos muito uns aos outros. Nada na vida é perfeito, mas ajuda se nos abrirmos".

É por isso que a lenda da natação acredita que será mais recordado pelas suas mensagens do que pelo que conseguiu na água: "Acho que vou ser recordado pelo meu pós-carreira do que pelas medalhas, que são fantásticas mas não são o que eu sou. Quero ajudar as pessoas que estão a passar por dificuldades. Quero salvar vidas. Também pensei em suicidar-me e quero ajudar essas pessoas. Há uma luz ao fundo do túnel. Falar sobre estas questões salvou-me a vida. Adoro estas questões. Quero fazer tudo o que puder para ajudar as pessoas que estão a passar por momentos difíceis. Quero lembrar às pessoas que não estão sozinhas. A sua motivação fora da competição é ainda mais forte do que quando estava a nadar".

--

Se estiver a sofrer com alguma doença mental, tiver pensamentos auto-destrutivos ou simplesmente necessitar de falar com alguém, deverá consultar um psiquiatra, psicólogo ou clínico geral. Poderá ainda contactar uma destas entidades:

SOS Voz Amiga (entre as 16h e as 24h) -  213 544 545 (Número gratuito) - 912 802 669 - 963 524 660 

Conversa Amiga (entre as 15h e as 22h) - 808 237 327 (Número gratuito) e 210 027 159

SOS Estudante (entre as 20h e a 1h) - 239 484 020 - 915246060 - 969554545

Telefone da Esperança (entre as 20h e as 23h) - 222 080 707 

Telefone da Amizade (entre as 16h e as 23h) – 228 323 535

Todos estes contactos garantem anonimato tanto a quem liga como a quem atende. No SNS24 (808 24 24 24 - depois deve selecionar a opção 4), o contacto é assumido por profissionais de saúde. A linha do SNS24 funciona 24 horas por dia.

Leia Também: Michael Phelps prepara-se para ser pai pela quarta vez

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório