Meteorologia

  • 19 MAIO 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 21º

Amnistia Internacional condena "ato de violência sexual" de Luis Rubiales

Organização não governamental sai em defesa de Jenni Hermoso.

Amnistia Internacional condena "ato de violência sexual" de Luis Rubiales
Notícias ao Minuto

13:46 - 24/08/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Espanha

A Amnistia Internacional colocou-se, esta quinta-feira, ao lado de Jenni Hermoso, jogadora da seleção espanhola que se sagrou campeã do mundo, apoiando a decisão da mesma em pedir "medidas exemplares" contra Luis Rubiales, presidente da Real Federación Española de Fútbol (RFEF), frisando que o "beijo sem consentimento" se tratou de "uma forma de violência sexual". 

"A ação de Luis Rubiales é um ato de violência sexual em contexto de trabalho e por parte de um superior hierárquico. A RFEF deve tomar medidas urgentes, investigando adequadamente aquilo que aconteceu, colocando em primeiro lugar a proteção da jogadora e cumprindo o protocolo de atuação perante a violência sexual", afirmou Carlos de las Heras, porta-voz da Amnistia Internacional. 

A organização não governamental pede, por isso, "celeridade" à RFEF - tal como já havia sido pedido por Jenni Hermoso, e garante que, se tal não acontecer - vai pedir ao Conselho Superior do Desporto que "adopte medidas que garantam uma política de tolerância zero relativamente à violência sexual no desporto". 

Recorde-se que Jenni Hermoso apenas quebrou o silêncio na tarde de ontem, quarta-feira, através de um comunicado do sindicato FUTPRO, que assumirá toda a comunicação da jogadora neste caso. 

Já esta quinta-feira a FIFA informou ter aberto um processo disciplinar a Luis Rubiales, na sequência dos "eventos que decorreram na final do Mundial Feminino. Para já, o dirigente mantém-se no cargo de presidente da Real Federación Española de Fútbol. 

Leia Também: FIFA abre processo disciplinar a Luis Rubiales após beijo polémico

Recomendados para si

;
Campo obrigatório